Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

200ª edição da Vilas Magazine

Vilas Magazine - Carlos Accioli Ramos (Diretor - Editor) - Em 08/09/2015

Marco traz responsabilidade renovada

A existência de imprensa local independente é um dos marcadores do desenvolvimento socioeconômico de uma cidade. E também um dos mais raros de se verificar, em especial nas pequenas e médias cidades da região Nordeste. Comuns no Sul do Brasil e nos países desenvolvidos, os pequenos jornais e revistas de circulação local são a verdadeira voz da comunidade.

Para a grande imprensa de Salvador, mesmo aqui ao lado, Lauro de Freitas é assunto frequente nas páginas policiais, nos programas policialescos da televisão ou sempre que se trata de explorar a miséria humana.

Espaço para a cobertura dos temas que realmente afetam a comunidade, só no veículo local.

Pelo menos nesse sentido, Lauro de Freitas está no grupo das sociedades mais desenvolvidas da região. Há 200 meses, desde janeiro de 1999, a cidade conta com um veículo impresso independente do poder público, progressivamente construído à escala da comunidade, num projeto economicamente sustentável.

De ponto de vista estritamente empresarial, o ramo editorial nunca foi dos mais simples, menos ainda dos mais lucrativos. Ao contrário: manter uma publicação local em circulação ininterrupta sem depender dos poderes públicos é um desafio como poucos. O comum é a subserviência vendida, manietando a grandeza do jornalismo.

Por isso, editar uma revista local foi muito mais uma decisão vocacional que uma escolha comercial. E é com esse mesmo espírito que as edições da Vilas Magazine continuam a ser produzidas, há 16 anos ininterruptamente.

O foco na missão de dar voz à comunidade é que fez da “revista de Lauro de Freitas” o veículo de comunicação respeitado que é hoje. O jornalismo profissional conquistou a credibilidade que garante leitura – e audiência ao material publicitário dos anunciantes. É dessa forma que a veiculação publicitária na revista Vilas Magazine, por sua vez, garante retorno em vendas aos anunciantes. A revista é o banco de informações de serviços da comunidade.

É esse o ciclo virtuoso saudável, ético, responsável e qualificado que sustenta uma iniciativa editorial que agora chega à sua 200ª edição. Apesar do número redondo, a sugerir comemoração, o patamar agora atingido enseja mais responsabilidade do que festejos.

Ao longo destes 16 anos de circulação, inúmeras coberturas do jornalismo da Vilas Magazine trouxeram a público temas e teias que de outra forma jamais teriam visto a luz do dia. Mais está por vir. Nada se publica que não se saiba ao certo, mas nem tudo o que se sabe acaba publicado. Pelo menos de imediato.

Essa responsabilidade tem sido expressa, ao longo dos anos, em coberturas que contrariam interesses – alguns deles verdadeiramente poderosos, outros apenas pretensamente. Mas em todos os casos, interesses contrários aos da comunidade que um veículo de comunicação deve servir. O fato é que os governos passam e a sociedade permanece.

Lauro de Freitas atravessa um período particularmente delicado frente ao que alguns chamam de “progresso” ou “desenvolvimento”. Trata-se, modo geral, de um processo em que interesses   econômicos, quando não meramente patrimonialistas, são apresentados como positivos para a coletividade.

Hoje e no futuro próximo, mais do que nunca, será papel da imprensa defender os direitos da comunidade.

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web