Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Projeto Crescer celebra 15 anos construindo histórias de vida

Marina Souza Araújo Freelancer para a Vilas Magazine - Em 08/09/2015

Projeto Crescer celebra 15 anos construindo histórias de vida2015 está sendo de festas para o Projeto Crescer, que celebra 15 anos de fundação. Entidade sem fins lucrativos, nasceu com a finalidade de educar e desenvolver socialmente, crianças em situação de Projeto Crescer celebra 15 anos construindo histórias de vida risco, moradoras da comunidade da Lagoa dos Patos, em Lauro de Freitas.

Desde a fundação a associação mantem a atenção voltada para as crianças daquela comunidade, com o propósito de minimizar, pela arte e educação, o contato dos jovens com as drogas, gravidez precoce e violência.

Além dos aspectos educacionais formais da escola, o Projeto Crescer trabalha a cultura artística, física e mudança de hábitos de alimentação e de higiene pessoal. Apoximadamente 200 crianças/adolescentes, entre 6 e 18 anos, são assistidas atualmente pela instituição, participando de oficinas de música (violão, pandeiro e percussão), artesanato, futsal, arteterapia, capoeira, dança, informática e reforço escolar, além de participarem de trabalhos de formação envolvendo temas relevantes, como sexualidade, direitos das crianças, diversidade cultural entre outros.

Adolescentes a partir dos 15 anos de idade, participam do Grupo de Desenvolvimento Pessoal, quando lhes são ministradas as primeiras noções de como se preparar para o mercado de trabalho. Os que superam essa etapa, são encaminhados para cursos profissionalizantes e, posteriormente, inseridos para o primeiro emprego através do Programa Jovem Aprendiz.

O Projeto Crescer fornece duas refeições diárias, uniforme completo e todo o material necessário para o desenvolvimento integral da criança. “Fazemos tudo com muito amor e dedicação. Temos uma equipe extremamente unida. Nossas crianças são nossa prioridade. Executamos o trabalho técnico sempre com altas porções de amor. Acredito ser esse o nosso diferencial”, declara Raimunda Araújo, uma das coordenadoras da instituição.

APOIO A TODA FAMÍLIA

Crianças matriculadas em escolas municipais da rede de ensino de Lauro de Freitas frequentam normalmente suas aulas nos períodos inscritos e, no turno oposto, participam das aulas das oficinas do Projeto Crescer. Além do apoio à criança, a instituição olha também para a família. Psicólogos que dedicam parcerias voluntárias ao Projeto, atendem mães - muitas delas solteiras – a superarem as dificuldades do dia a dia.

Projeto Crescer celebra 15 anos construindo histórias de vida

Pessoas que tenham grau de parentesco com alunos do Projeto, como tios, pai, primos, irmãos, também podem participar gratuitamente de aulas de informática, adquirindo conhecimento sobre o meio digital. 

“Repasse seu imposto para quem faz o bem”,

São muitas as dificuldades enfrentadas para dar continuidade ao trabalho realizado pelo Projeto Crescer. Elas vão desde a carência de materiais de estudo à verbas para custear os gastos diários da instituição, passando pela falta de profissionais qualificados que atendam voluntariamente pessoas assistidas pelo Crescer, que faz um trabalho de coleta porta-a-porta de doações.

Atalmente, o Projeto Crescer é mantido graças à parcerias com empresas da região, que doam, alimentos e materiais de limpeza. A Prefeitura, através das secretarias de Educação e de Assistência Social e Cidadania, também contribui de forma significativa. “Não tem sido fácil, mas não podemos desanimar, afinal, temos um compromisso com as crianças e adolescentes que atendemos e pretendemos atender”, declara Iury Santiago, assistente de captação da instituição.

Com a intenção de superar esses obstáculos diários, o Projeto Crescer, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, está promovendo a campanha “Repasse seu imposto para quem faz o bem”, pela qual, pessoas físicas e jurídicas podem colaborar com a manutenção da instituição sem mexer no orçamento anual. Parte do imposto de renda do contribuinte pode ser repassado para a conta do Fundo Estadual de Atendimento à Criança e ao Adolescente – Fé Criança, para então ser destinada ao Projeto Crescer.

Pessoas físicas podem participar da campanha repassando 6% e pessoas jurídicas 1% do lucro real. Pessoas de outros municípios também podem participar. O depósito será formalizado no Fundo Estadual de Atendimento a Criança e ao Adolescente (órgão que vai emitir o comprovante para dedução do imposto de renda).

Interessados encontram orientações completas no site www.ceca.ba.gov.br na opção fé criança.

Mais informações sobre como ajudar:

Tels.: (71) 3288-3503 / 8890-6503

E-mail: c_rescer@hotmail.com

Para conhecer o trabalho do Projeto Crescer: www.projetocrescer-ba.org.br 

Projeto Crescer celebra 15 anos construindo histórias de vida

 

Toda forma de ajuda é bem-vinda

Atualmente o Projeto Crescer conta com uma equipe de 18 colaboradores fixos e cerca de 70 voluntários, incluindo pais de assistidos, que atuam em diversas áreas, além de parcerias de pessoas físicas e jurídicas que acompanham e acreditam no trabalho da entidade. Além de poder colaborar com a campanha “Repasse seu imposto para quem faz o bem”, qualquer cidadão pode também fazer a diferença no trabalho pela educação desses jovens laurofreitenses. Basta doar uma parcela do seu tempo livre ao Projeto fazendo trabalhos na sede, contando histórias para crianças, auxiliando nas atividades do reforço escolar, entre tantas outras atividades. Profissionais de categorias diversas também podem doar um tempo de suas atividades ao Projeto e assim contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos meninos e meninas assistidas pelo Crescer.

A instituição necessita hoje de ações que envolvam atendimentos mais especializados na área de psicologia e psicopedagogia. Algumas crianças apresentam dificuldades geradas pelo seu contexto e história de vida que ultrapassam o que o professor em sala de aula pode dar conta. A ajuda é fundamental para o sucesso das ações desenvolvidas e é uma carência real da instituição. A Vilas Magazine é uma das entidades que apoiam o trabalho do Projeto Crescer.

Criança Esperança

Além dos 15 anos de história, o Projeto Crescer também comemora sua terceira participação consecutiva no programa Criança Esperança, da Rede Globo. A entidade está entre as 30 instituições do país, que será beneficiada em 2016/17.

Projeto Crescer celebra 15 anos construindo histórias de vida

Segundo a coordenadora Raimunda Araujo, a participação no programa Criança Esperança só certifica a qualidade do serviço prestado pelo Projeto. “Na Bahia, apenas duas instituições foram contempladas. É um enorme prazer levar o nome de Lauro de Freitas para o Brasil e o mundo através do nosso trabalho, que é feito de forma muito séria.”, conclui a coordenadora.

A verba proveniente do programa é investida em melhorias na estrutura física da sede do Crescer e também utilizada para pagar profissionais da equipe. Com o dinheiro já recebido, foram instalados aparelhos de ar condicionado nas salas de aula e construídas divisórias no espaço. E, além disso, com esse investimento é possível aumentar o número de pessoas atendidas pelo Projeto.

Projeto Crescer celebra 15 anos construindo histórias de vida“Já estamos pensando nas melhorias que iremos realizar com os recursos que virão através do Criança Esperança 2015. Vamos terminar as obras da quadra, colocar isolamento acústico na sala de música, trocar o refeitório de lugar e fazer um anexo da cozinha. Estamos também com a expectativa de poder atender 100 crianças a mais, totalizando 300. Quando a parceria começou com o Criança Esperança, em 2011, atendíamos apenas 100”, afirma Raimunda.

Em agosto o aluno Jeferson Oliveira Batista viajou com a coordenadora para o Rio de Janeiro, e ambos participaram das gravações do programa. Além de viver a emoção de viajar pela primeira vez de avião, o garoto conheceu de perto alguns artistas da Rede Globo, nos três dias de gravação no Projac. Segundo Raimunda, foi uma experiência inexplicável. “Os olhos de Jeferson brilhavam a todo momento”, disse. 

"Participo do projeto há dois anos. Não imagino minha vida mais sem ele. Com certeza seria mais complicada do que já é. Descobri aqui habilidades que nem sabia que tinha. Participo de quase todas as oficinas” Danilo Dias dos Santos, 16 anos

 

"O projeto me ajuda muito na escola. Minhas notas só melhoraram depois que comecei a participar das aulas. Os professores daqui me ajudam muito na resolução das atividades de casa. O Projeto Crescer é essencial pra mim.” Adrieli Romão, 14 anos

 

Publicidade
Você Viu? Nov/2017
Tribuna do Leitor Consulta
Tribuna do Leitor Correção
Tribuna do Leitor Sugestão
Tribuna do Leitor Agradecimentos
Tribuna do Leitor A burocracia dos absurdos
Veja todas as notícias de Nov/2017
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web