Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Verão encontra nova orla em Salvador e novos barracos em Vilas do Atlântico

Redação Vilas Magazine - Em 01/11/2015

A prefeitura de Salvador inaugurou no mês passado mais um trecho da nova orla da capital. A infraestrutura de requalificação urbana chegou a Itapuã e Piatã, com direito a espetáculo de Danilo Caymmi em homenagem seu pai, Dorival Caymmi, nome da nova praça. A próxima etapa deve chegar a Ipitanga, recentemente devolvida por Lauro de Freitas aos cuidados de Salvador.

O projeto arquitetônico divulgado por aquela prefeitura para a ponta norte da cidade mostra grandes espaços para atividades ao ar livre, muito ao estilo do Projeto Orla de Lauro de Freitas – que se encontra parado, sem que se saiba por quê. Nas praias da cidade, apesar de todas as decisões judiciais anteriores, continuam de pé as velhas barracas.

Ao lado da barraca Buraco da Velha agora há um popular barraco de churrascos. Ao público do barraco soma-se o crescente movimento de banhistas que chegam em ônibus fretados para usufruir os gramados e a sombra dos coqueiros durante almoços trazidos de casa. O intenso movimento de vendedores ambulantes na areia e no calçadão completa um quadro que tende cada vez mais ao caótico.

Verão encontra nova orla em Salvador e novos barracos em Vilas do Atlântico
Ao lado da barraca Buraco da Velha, no calçadão de Vilas do Atlântico, agora há uma “churrascaria”. Com outros barracos, vai favelizando o que já foi um dos cartões postais do litoral norte baiano

É nesse contexto que a prefeitura de Lauro de Freitas anuncia que uma “comissão de gestores conversou com comerciantes de barracas de praia e fez um levantamento das principais necessidades da orla” em Vilas do Atlântico e Buraquinho.

De acordo com a prefeitura, as necessidades da orla ”serão elencadas para que sejam realizadas as melhorias”. Algumas delas foram desde logo listadas: revitalização dos mirantes dos guarda-vidas, intensificação da limpeza, manutenção e requalificação da iluminação pública e de calçadas, reforço da segurança com a Guarda Municipal, cadastramento e fiscalização de vendedores ambulantes e a intensificação de ações de fiscalização para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos, sobras de obras e construções.


“Comissão de gestores” da prefeitura caminha no calçadão elencando necessidades

A “requalificação da iluminação pública e de calçadas” é uma das mais antigas reivindicações de quem frequenta a praia de Vilas do Atlântico e tem que conviver com os buracos na pedra portuguesa. A iluminação do calçadão, projetada para cumprir a lei ambiental de proteção às tartarugas marinhas, vai perdendo essa função com adaptações improvisadas.


Iluminação do calçadão: improvisação fora das normas de proteção ambiental. (foto esq.) |  Movimento de praia no calçadão esburacado: Projeto Orla foi esquecido (foto dir.)

Já o “cadastramento e fiscalização de vendedores ambulantes” é medida anteriormente tentada sem resultado algum. Vem aí mais um típico verão na orla de Lauro de Freitas. 

Publicidade
Você Viu? Nov/2017
Tribuna do Leitor Consulta
Tribuna do Leitor Correção
Tribuna do Leitor Sugestão
Tribuna do Leitor Agradecimentos
Tribuna do Leitor A burocracia dos absurdos
Veja todas as notícias de Nov/2017
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web