Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Cozinha tradicional vira espaço gourmet

Marjorie Moura / Ag. A Tarde - Em 02/12/2015

Um ambiente que combina cozinha, sala de jantar e sala de estar é a melhor definição para o espaço gourmet, um local onde é possível ter maior privacidade para bem receber e que virou item obrigatório nos novos empreendimentos imobiliários. Nos imóveis antigos, cozinhas tradicionais são transformadas.

Mas para que o espaço alcance este status é preciso dispor de projetos de arquitetura e de decoração que revelem a personalidade do proprietário e seja equipado com mobiliário e eletrodomésticos adequados para receber, reunir e compartilhar bons momentos.

Para os arquitetos Nicholas Bruny e Natália Souza, a demanda pela implantação de espaço gourmet atende a uma tendência em imóveis de alto luxo, nos quais as construtoras incluem como item básico instalações elétricas e hidráulicas em varandas e/ou cozinhas para que o novo ambiente seja instalado posteriormente.


Espaço gourmet inspirado em um armazém

“Muitos clientes cujos apartamentos não dispõem de varandas, ou quando estas são muito reduzidas, vêm transformando cozinhas tradicionais em cozinhas gourmet, modelo típico americano, com balcão tipo ilha,onde a cozinha é parte integrante dos ambientes de estar. Este é o caso dos imóveis de um quarto (tipo estúdio), dois quartos”, diz Nicholas Bruny.


Revestimentos dão um toque especial na decoração

TENDÊNCIA: Novos projetos de arquitetura já incluem o ambiente para receber amigos e familiares.

CRIE ESPAÇO GOURMET FUNCIONAL E AGRADÁVEL

PROJETO: Contrate um profissional para definir se é mais adequado transformar uma varanda num espaço gourmet ou ampliar a sala, criando o novo ambiente 

INDISPENSÁVEIS: A área deve ser ocupada com fogão industrial, coifa, frigobar, geladeira ou freezer, adega climatizada e bancada que permita a confraternização de convidados a sua volta

COMPLEMENTOS: Equipamentos como churrasqueira e forno de pizza também são adequados para o ambiente

ADICIONAIS: Forno micro-ondas, forno elétrico, balcão frigorífico e chopeira

MOBILIÁRIO: Os móveis devem garantir beleza e funcionalidade ao espaço

BASE DE PREPAROS: Altura, distância e ergonomia da bancada são fundamentais

CORES: É recomendável mesclar tons claros e escuros, neutros e Quentes

PEÇAS SUBSTITUEM LADRILHOS HIDRÁULICOS: As peças da Santa são alternativa aos ladrilhos hidráulicos, feitos à mão, e, como são de porcelanato, possuem grande resistência, inclusive sendo utilizados em bares e restaurantes.

Vista da varanda
Quando o imóvel dispõe de uma pequena varanda, uma tendência apontada pelo arquiteto é a varanda aberta, protegida por um toldo ou por uma cobertura de lona. Ao longo da balaustrada é montado um balcão de concreto e, além de desfrutar das criações do anfitrião, o convidado pode desfrutar de uma bela vista.

O arquiteto Artur Ataíde, acrescenta que um toque pessoal do proprietário vem na forma do mobiliário. “Entre 50% e 80% dos clientes optam por tons mais alegres, seja com ladrilhos coloridos ou com móveis diferenciados do resto da residência, criando um ambiente no qual, ao mesmo tempo, se tem a segurança da residência e a impressão de estar fazendo uma refeição fora de casa”, avalia Ataíde.

Ele diz que o prazo médio para elaborar um projeto executivo fica entre 10 e 15 dias, as o prazo da execução da obra vai depender do espaço encontrado e da intervenção que será necessária para criar o espaço gourmet que atenda o cliente.

Cozinha tradicional vira espaço gourmet
O balcão facilita a interação com os convidados

Aspecto fundamental na decoração do espaço gourmet, o revestimento vem sendo aprimorado pelos fabricantes, especificamente para este fim. Nathalia Maule, arquiteta da Santa, fábrica de ladrilhos do Grupo Villagres, explica que a empresa foi fundada na década de 1930 e atualmente trabalha com tecnologia de impressão full HD, que se reflete na qualidade do acabamento e no design das peças. “São dez linhas para atender aos mais diversos projetos de revestimento, e o projeto 2015 traz padrões geométricos”, informa, ressaltando que a pesquisa na fábrica é baseada em antigos azulejos europeus. 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web