Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Jovens produzem arte em viaduto

Redação Vilas Magazine - Em 04/01/2016

O viaduto localizado no início da Cia-Aeroporto (BA-526), em frente aoSalvador Norte Shopping, recebeuum banho de arte em dezembro, em açãoexecutada por jovens que fazem parte daOficina Arte Graffiti, projeto desenvolvidopela Concessionária Bahia Norte e o arteeducadorDenis Sena, com moradoresde comunidades de Salvador e RegiãoMetropolitana.

As oficinas começaram em setembro,com aulas realizadas no Instituto JCPMde Compromisso Social, que atendejovens da comunidade de São Cristóvão.No programa foi discutido o potencialpedagógico do grafite como forma deexpressão artística, política e cultural.A iniciativa também abordou as possibilidadesde criação e customização deprodutos, tendência que segue ganhandodestaque no mercado por agregar valorsimbólico a itens como roupas, sapatos,mochilas, eletrodomésticos, peças dedecoração, dentre outros. A cultura HipHop, movimento do qual a linguagem‘grafite’ é uma das formas de expressãotambém foi tema discutido durante asatividades. “Desde os anos 80 o grafitejá estava na Bienal de São Paulo. Hoje, écurrículo nas escolas. Esta forma de artetem muita força social e cultural”, lembrao artista Denis Sena.

O PROJETO

O projeto Arte Grafifti é realizado pelaBahia Norte desde 2013, e já passou poroito municípios localizados no entorno doSistema de Rodovias BA-093, a exemplo ePojuca, Mata de São João, Dias D’ávila eCamaçari. Os resultados acumulados doprojeto são expressivos: 326 participantes nas mostras culturais; 160 adolescentese jovens participaram das oficinas; 16 articuladores envolvidos com o projeto; 13parceiros foram mobilizados; 8 oficinasrealizadas que beneficiaram os oito municípiosque integram o Sistema BA-093;6 mostras culturais concretizadas.

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web