Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

A prevenção começa na mesa

Redação - Em 30/01/2016

Baseado em um modelo da medicina fortemente alicerçado na detecção precoce, na prevenção das doenças e manutenção da saúde, a médica anestesiologista Dayse Caldeira (integrante do Grupo Longevidade Saudável, da Sociedade Brasileira para Estudo da Fisiologia e Associação Médica Brasileira de Prática Ortomolecular), e a chef Leticia Vilardo (além de consultora,  historiadora, sommelier, especialista em azeites e autora de matérias e artigos sobre gastronomia) escreveram o livro Alimentos Funcionais – a prevenção começa na mesa, lançamento do selo Vital da editora Pandorga.
 
Seguindo o conceito de que alimentos funcionais são, também, medicamentos e que, dependendo da combinação de macronutrientes consumidos ao longo da vida, o corpo pode sofrer profundas modificações, as autoras apontam que a principal questão da modernidade não é deixar de comer. O que deve ser feito é identificar e escolher os ingredientes certos pois, além de alimentar, eles são saudáveis e ainda vão cuidar do organismo.
 
Muito se fala atualmente nas mídias sociais e na internet sobre a alimentação funcional. Além de tema de inúmeras pesquisas, esse “novo” estilo de vida tem ganhado cada vez mais adeptos. Entre celebridades e pessoas comuns, todos têm o mesmo objetivo: abrir mão de produtos industrializados comprometidos pela adição de conservantes, corantes, aromatizantes, glutamato monossódico, óleos hidrogenados e material genético não natural que alteram e/ou destroem as enzimas naturais, os ácidos graxos, as vitaminas e os minerais.
 
Os alimentos funcionais, chamados também de medicamentos naturais, fazem parte de uma nova concepção de alimentos, lançada no Japão na década de 1980, por meio de um programa de governo que tinha como objetivo o desenvolvimento de alimentos saudáveis para uma população que envelhecia, mas apresentava grande expectativa de vida.
 
O aumento da consciência dos consumidores que desejam melhorar sua qualidade de vida e optam por um estilo de vida saudável incentivou a chef de cozinha italo-brasileira Letícia Vilardo e a médica especialista em medicina preventiva e integrativa Dayse Caldeira unissem suas expertises e lançassem o trabalho.
 
Escrito de forma bastante didática e em linguagem acessível, o livro discorre sobre os alimentos saudáveis, suas propriedades e seus benefícios para a saúde incentivando os leitores através das receitas elaboradas pela chef Letícia a criarem pratos livres de antinutrientes, substituindo alimentos nocivos por outros mais saudáveis, sem ter que abrir mão do sabor. Um verdadeiro guia não apenas para os que desejam adentrar nesse fascinante campo, como para os que já praticam o modelo de alimentação funcional.
 
 
Alimentos Funcionais – a prevenção começa na mesa
Dayse Caldeira e Leticia Vilardo
Editora Pandorga.
146 páginas.
Formato: 16x23.

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web