Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Vacinação contra H1N1 segue até o dia 20 em Lauro de Freitas

Redação Vilas Magazine - Em 02/05/2016

Prossegue até o dia 20 a campanha nacional de vacinação contra a síndrome respiratória aguda grave pela Gripe A, mais conhecida como H1N1 – uma doença provocada pela mutação do vírus da gripe.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde, até 26 de março de 2016 foram registrados 444 casos de H1N1 no país. Este ano, até o início de abril, 153 pessoas já teriam morrido em consequência da doença, seis delas na Bahia, onde foram confirmados 25 casos da gripe, um deles em Lauro de Freitas.

A campanha de vacinação, prevista para começar em 30 de abril, foi antecipada em Lauro de Freitas. Desde o dia 18 de abril a vacina vem sendo oferecida nos postos de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.

Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

As autoridades de saúde recomendam que a população adote medidas de prevenção da gripe, tais como lavar as mãos várias vezes ao dia, proteger tosse e espirro com lenços descartáveis, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados, evitar contato próximo com pessoas com sintomas de gripe e evitar aglomerações em ambientes fechados. As pessoas devem procurar um serviço de saúde ao perceber os primeiros sintomas da gripe.

Em Lauro de Freitas, o dia D da vacinação aconteceu no sábado, 30 de abril, em vários pontos. Além de escolas públicas e unidades de saúde, seis supermercados participaram da ação. Em Vilas do Atlântico, a sede da secretaria de Políticas para Mulheres, na avenida Praia de Pajussara também dispensou vacinas.

 
QUE VÍRUS É ESSE
Causador da gripe H1N1 usa as células do nosso corpo para se reproduzir e nasceu no organismo dos porcos; saiba como se prevenir:
 
O que é gripe?
A gripe (ou influenza) é uma doença provocada por um vírus e costuma ser mais forte que um resfriado. Os sintomas são febre, congestionamento de vias respiratórias, dores de cabeça e no corpo. Os vírus que causam a gripe podem ser do tipo influenza A ou influenza B.
 
O que é vírus?
São organismos que invadem células de outros seres (pessoas, bichos e até plantas!) e as utilizam para se multiplicar. Dessa forma, mais vírus são “criados”. A boa notícia é que nosso corpo tem células de defesa, que combatem esses seres microscópicos 
 
O que é H1N1?
O H1N1 é um vírus do tipo influenza A e é o causador da gripe H1N1, conhecida popularmente como “gripe suína”. Ela recebeu esse nome porque nasceu nos porcos. O primeiro caso em humanos foi registrado em 2009, no México.
 
Qual a diferença entre H1N1 e outras gripes?
Os sintomas são os mesmos. O grande problema dessa gripe H1N1 é que, como o vírus é bem recente, nosso corpo ainda não sabe muito bem como combatê-lo.
 
Como se prevenir?
O H1N1 se aloja no sistema respiratório e é transmitido por meio de gotículas (como a saliva, por exemplo). Como essas gotinhas são pesadas, elas não ficam muito tempo suspensas no ar e caem em superfícies, como mesas e objetos, ao alcance das mãos. Por isso, lavá-las com água e sabão é o principal modo de prevenção. O vírus pode sobreviver de 8 horas a 3 dias ao ar livre.
 
Como funciona a vacina?
A vacina contém uma versão mais leve do vírus. Assim, o corpo “conhece” a doença e fica sabendo como combatê-la no futuro. Crianças de até nove anos que nunca tomaram a vacina devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas; para quem é maior de nove anos ou já tomou a vacina, a dose é única.
 
Onde encontrá-la?
A rede pública disponibiliza a vacina para crianças menores de cinco anos, idosos, mulheres grávidas e quem tem doenças graves. Ela também pode ser encontrada em hospitais e laboratórios particulares, mas, devido à grande procura, está em falta em muitos deles
 
Unidades de saúde da Prefeitura de lauro de freitas com postos de vacinação:
UFS Vila Praiana
UFS do Centro
UFS Irmã Dulce - Portão
UFS Noel Alves da Cruz - Portão
UFS Vila Nova - Portão
UFS Vida Nova
UFS Antonio Carlos Rodrigues - Areia Branca
UFS Manoel José Pereira - Capelão
UFS Padre João Abel - Jambeiro
UFS Cidade Nova - Itinga
UFS Israel Moreira - Itinga
UFS São Judas Tadeu - Itinga
UFS Jardim Independência - Itinga
UFS Parque São Paulo - Itinga
UFS Espaço Cidadão - Itinga
Clínica da Família - Areia Branca
 
Como a doença chegou ao Brasil?
A principal hipótese é que pessoas que contraíram a gripe H1N1 no início do ano no hemisfério norte, quando lá é inverno, vieram ao Brasil nos últimos meses – e fizeram com que a doença se espalhasse no país.

 

Publicidade
Você Viu? Nov/2017
Tribuna do Leitor Consulta
Tribuna do Leitor Correção
Tribuna do Leitor Sugestão
Tribuna do Leitor Agradecimentos
Tribuna do Leitor A burocracia dos absurdos
Veja todas as notícias de Nov/2017
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web