Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

TV digital libera canais para a internet móvel 4G

Redação Vilas Magazine - Em 07/06/2016

A pressa para o desligamento do sinal analógico de TV tem explicação: com a transição para a TV digital, as faixas de radiofrequência ocupadas pelos canais da TV analógica serão liberadas para utilização pelas empresas de telecomunicações. As operadoras de celular vão usar as faixas para os serviços móveis de quarta geração – a internet móvel 4G.
 
A TV digital usa uma tecnologia – desenvolvida no Japão a partir dos anos 70 – que modula e comprime digitalmente um sinal para enviar vídeo, áudio e dados que são descomprimidos ao serem recebidos pelo aparelho de TV digital ou pelo conversor de sinal ligado a uma TV analógica.
 
A vantagem é poder transmitir muito mais conteúdo por um mesmo canal – ou frequência – e ainda entregar imagens de alta qualidade, sem ruídos e interferências de qualquer espécie.
 
A maior quantidade de dados que se tornou possível transmitir resulta em imagens de alta resolução.
 
Para aproveitar esses recursos, a tela da TV também teve que evoluir. As primeiras telas tinham apenas 30 “linhas de vídeo”. Nos anos 50 do século passado, os primeiros televisores já ofereciam 240 linhas, aumentando o nível de detalhe das imagens transmitidas.
 
Hoje um aparelho analógico tem o dobro disso. Nas TVs digitais, de tela plana, já são 1.080 linhas de resolução. E existem as 4K, com resolução quatro vezes maior – a preços também multiplicados. Mas a evolução deve parar por aí porque há um limite para a resolução que o olho humano pode perceber.
 
A qualidade de som também evoluiu com o sinal digital. Os primeiros televisores tinham apenas um canal de som (mono). Depois vieram os aparelhos estéreo (dois canais).
 
Agora é possível receber, pela TV aberta, som em seis canais, próprio para home theaters, por exemplo, com o que só era possível obter a partir de um DVD.
 
O sinal digital introduz outras novidades, como a interatividade e a multiprogramação: um mesmo canal pode transmitir vários programas ao mesmo tempo. O telespectador pode decidir qual deles prefere assistir.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web