Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Menopausa exige alimentação natural para controlar sintomas

William Cardoso / Folhapress. - Em 13/07/2016

Os sintomas da menopausa surgem com força a partir dos 45 anos e, para controlá-los, é preciso ter uma alimentação balanceada. Como ocorre em outras fases da vida, comer é sempre muito bom, mas exige cuidados com os exageros e pratos muito industrializados.
 
“Em primeiro lugar, a alimentação deve ser variada e composta por alimentos que ofereçam as quantidades necessárias de nutrientes. O consumo moderado de alimentos ricos em fitoestrógeno [soja] pode ser um hábito de vida saudável e benéfico”, diz a nutricionista Erika Romano.
 
Para Erika, é importante ter uma boa programação alimentar para não passar apuros. “A mulher não deve fugir de alimentos de que gosta. Ela deve comê-los com prazer e programação.”
 
Além de ingerir alimentos naturais, fugindo de enlatados, embutidos ou excessivamente industrializados, a mulher deve ter tranquilidade na hora de comer, evitando compensar a ansiedade com comida. “Na hora da refeição, a mulher deve tentar não pensar nos problemas. Ela deve procurar buscar o prazer e a sensação de bem estar, mesmo que a refeição seja composta apenas de uma fruta”, afirma o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.
 
Obesidade
Um dos problemas que podem acompanhar a menopausa é o ganho de peso, muito associado à falta de atividade física de algumas mulheres nessa faixa etária. Para compensar, é preciso comer direito. “Nem toda mulher engorda na menopausa. São inúmeros os fatores que podem levar ao ganho de peso nessa fase da vida, entre eles a inatividade física e até mesmo fatores psicológicos e fisiológicos que podem provocar o aumento da ingestão de alimentos”, diz a nutricionista Edvânia Soares.
 
Consumo de cálcio tem de ser reforçado
O endocrinologista Renato Zili afirma que junto com a menopausa vem a perda de massa óssea. Por isso, é importante consumir alimentos ricos em cálcio, como vegetais com folhas verdes escuras e derivados de leite desnatados.
 
“As dietas normalmente são pobres em cálcio e existe um declínio importante da massa óssea nos cinco primeiros anos da menopausa”, diz o especialista.

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web