Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Rotaract Club Lauro de Freitas realiza Virada Educação

Redação - Em 02/12/2016

Foi com a experiência de ter participado da Virada Educação Salvador 2015 que o Rotaract Club Lauro de Freitas decidiu realizar o projeto Virada Educação também na nossa cidade. O evento aconteceu em 26 de novembro, na Escola Municipal 2 de Julho, em Itinga.
 
Leonardo Pereira, diretor de Serviços à Comunidade do Rotaract Club Lauro de Freitas estima que mais de 150 pessoas participaram da atividade em novembro, incluindo voluntários, oficineiros e participantes – membros da comunidade de Itinga e região.
 
Tito Ribeiro e o mural: um sonho (de valsa) por outro sonho, para a educação
 
Uma das atrações do evento era o mural dos sonhos, onde Tito Ribeiro, membro do Rotaract, distribuía bombons em troca dos sonhos que os participantes deixavam lá. Vários deles pediam melhores professores na rede pública.
 
Alunos da Escola Municipal Solange Coelho e sua banda de fanfarra participaram da abertura do evento. A Escola Municipal Pedro Paranhos e seu grupo de Ginástica Rítmica também marcaram presença, apresentando-se no período da tarde e a Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida levou a sua orquestra.
 
Entre as atividades oferecidas pela Virada Educação Lauro de Freitas – e além das apresentações – estavam oficinas como a de estamparia e estêncil, de grafite, de empoderamento feminino e de jardinagem. Houve também palestra sobre como falar melhor em público e desenvolver a oratória.
 
Rotaract Club é um projeto do Rotary Club International, gerenciado pelos clubes e seus associados de modo independente, que tem por objetivo desenvolver a liderança no público jovem de 18 a 30 anos por meio de projetos comunitários e do servir. A Virada Educação Lauro de Freitas não foi idealizada pelo Rotaract Club, mas foi a estrutura do Rotaract que permitiu que fossem captados voluntários para a organização do evento, além de facilitar a busca de empresas parceiras devido ao histórico de trabalhos na comunidade.
 
A Virada Educação em si é um projeto sobre conectar pessoas e territórios em direção à construção coletiva de uma comunidade que percebe o aprender e o ensinar de forma ampla e diversificada. É um movimento de provocar a comunidade para viver e promover a Educação de forma que a Virada represente a possibilidade de cultivar uma narrativa em que educação é entusiasmo.
 
Comunidade participa das oficinas de terráreos e colagem, algumas das que foram oferecidas na Virada Educação, promovida pelo Rotaract Club Lauro de Freitas
 
 
A primeira experiência da Virada Educação foi idealizada e cultivada pelo Movimento Entusiasmo no Centro de São Paulo, em 2014. O Movimento nasceu do encontro de amigos apaixonados por educação e animados com a mudança que é possível criar coletivamente.
 
Já em 2015, o projeto ganhou mais força e projeção com a ideia do Movimento Entusiamo de convidar outros grupos em todo Brasil para organizar “viradas” e assim construir o primeiro evento em Salvador, nos bairros de Periperi e Paripe.
 
Para o evento de novembro, o Rotaract Club Lauro de Freitas contou, além do apoio do Rotary Club e do Núcleo de Senhoras do Rotary, com a parceria de empresas como Central Papelaria, ZOOM Imagem, Liga Universitária de Empreendedorismo, apoio do músico Isac Silva da banda ÊAJACK, Total Materiais de Construção, Loja de tintas Mil Muros, Revista Vilas Magazine, Lauro News, Floragem Garden Center, Colégio Flamboyants, Conquista Administradora, Kalil Malhas, Distribuidora Riobel, Horto Jardim Tropical, Conservatório Mozart, ALALF - Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas e Odonto Master.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web