Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

2017, o ano dos feriadões

Redação - Em 01/01/2017

Diferentemente de 2016, que teve poucos feriados prolongados, 2017 terá nada menos que nove datas em que o trabalhador pode esticar o descanso.
 
Sombra e água fresca é o que espera o país em 2017. Apesar da crise econômica, este ano promete mais descanso e menos trabalho que nos anos anteriores. Serão 13 feriados ao longo de 2017 e, de todos eles, apenas um cai no domingo – o do Ano Novo, no dia 1º de janeiro. Dos 12 feriados restantes, seis caem numa terça ou numa quinta-feira – um convite aos “enforcamentos” que emendam essas datas ao fim de semana seguinte em escolas, repartições públicas e empresas, multiplicando os dias de ócio no país.
 
No final das contas, poderemos ter 18 dias de “dolce far niente” em 2017, fora os fins de semana. Somados os feriados de meio de semana, os feriados “prolongados” e respectivos fins de semana chegamos a 30 dias de papo para o ar ao longo do ano – sem contar os feriados municipais.
 
Em Lauro de Freitas, o Dia de Santo Amaro de Ipitanga, 15 de janeiro, cai num domingo, mas o 31 de julho – emancipação do município – vem numa segunda. E o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, também.
 
Já o carnaval e o São João, como se sabe, embora oficialmente ofereçam apenas um dia de folga, costumam significar uma semana inteira longe do trabalho. Tudo computado, vamos a pelo menos 40 dias de “vida boa” em 2017.
 
Levantamento da empresa de consultoria norte-americana Mercer de 2013 mostra que o Brasil, ao lado da Áustria, com 12 datas comemorativas, era o sétimo entre as 64 maiores economias com mais feriados em dias úteis. Os que mais folgaram foram os indianos e os colombianos – 18 feriados nacionais. Os que menos descansaram foram os mexicanos – sete dias.
 
Apesar de beneficiar o turismo, as folgas custam bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Só a opinião pública brasileira ainda não ligou os pontos. Entidades empresariais como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) até tentam desenhar o problema, para ver se alguém entende, publicando desde 2010 um estudo sobre “o custo econômico dos feriados”. É sempre em janeiro que os economistas vêm a público apresentar a conta do ócio.
 
No ano passado, estava prevista uma quebra de 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do país só por conta dos feriados nacionais em dias úteis, sem contar os “prolongamentos” e as datas comemorativas estaduais e municipais – e 2016 foi menos pródigo do que será 2017. 
 
Teria sido de quase R$ 55 bilhões o custo para a economia nacional. Não custa lembrar que o país vive a mais longa recessão da sua história. O prejuízo do ano passado só com os feriados nacionais daria para cobrir a queda de 3,3% no PIB que o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta para 2016 no Brasil e ainda sobraria um troco. Em 2017 a conta sairá ainda mais cara.
 
Há pelo menos 14 anos o Congresso Nacional registra tentativas de minimizar o problema, transferindo para segunda-feira os feriados que caem numa terça ou numa quinta-feira, para impedir o “enforcamento” de mais um dia de trabalho. O mais recente projeto de lei que trata do assunto é do senador Dário Berger (PMDB-SC).
 
Pela proposta não seriam afetados os feriados de datas simbólicas como 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro e 12 de outubro, nem Natal, Carnaval, Corpus Christi e Sexta-feira Santa. A medida também não valeria para os feriados que coincidirem com sábados e domingos, claro, mas só as exceções já garantem uma eficácia reduzida. O projeto foi aprovado em novembro na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e segue em tramitação.
 
 
Datas comemorativas de 2017 em Lauro de Freitas
1° Janeiro..................... Domingo.............................Dia da Paz Universal
15 de Janeiro................ Domingo.............................Dia de Santo Amaro de Ipitanga
27/28 de Fevereiro....... Segunda e Terça-feira.........Carnaval
1º de Março................. Quarta-feira........................Cinzas
14 de Abril.................... Sexta-feira...........................Paixão de Cristo
21 de Abril.................... Sexta-feira...........................Tiradentes
1° de Maio.................... Segunda-feira......................Dia do Trabalhador
5 de Junho.................... Quinta-feira.........................Carpus Christi
24 de Junho.................. Sábado................................São João
2 de Julho..................... Quarta-feira........................Independência da Bahia
31 de Julho................... Segunda-feira......................Emancipação de Lauro de Freitas
7 de Setembro.............. Quinta-feira.........................Independência do Brasil
12 de Outubro.............. Quinta-feira.........................Nossa Senhora Aparecida
2 de Novembro............ Quinta-feira.........................Finados
15 de Novembro.......... Quarta-feira........................Proclamação da República
20 de Novembro.......... Segunda-feira......................Dia Municipal da Consciência Negra
25 de Dezembro........... Segunda-feira......................Natal

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web