Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Muito além do protetor solar

Redação - Em 01/01/2017

A fotoproteção é fundamental no ano todo e no verão quase vital. Mas algumas substâncias também devem fazer parte do ritual diário de beleza, na medida em que também protegem a pele dos efeitos nocivos dos raios UV e ainda são ingredientes seguros para rejuvenescer a pele na estação mais quente do ano.
 
Elas são antioxidantes, moléculas que impedem a formação de radicais livres. “As vitaminas e os antioxidantes fazem com que aquele dano oxidativo causado pela radiação ultravioleta seja em parte revertido, potencializando a ação de defesa imunológica e de reparo, quando só o fotoprotetor não consegue proteger adequadamente a pele”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
Clássicos como a Vitamina C e E são indispensáveis, por atuarem como antioxidantes nos alvos celulares hidrofílicos e lipofílicos (ou seja, nos meios aquoso e lipídico da pele). Mas as vitaminas não são os únicos ingredientes que fazem parte da família dos antioxidantes: o extrato de chá verde é outro famoso conhecido e até “ácidos” podem estar na categoria. “O ácido ferúlico é uma substância aprovada como filtro solar no Japão, podendo desta forma ser utilizado em protetores solares ou produtos de combate aos efeitos nocivos dos raios UV.
 
Dados científicos mostraram que a aplicação tópica do ácido ferúlico inibe a formação do eritema (vermelhidão) provocado pela exposição da pele aos raios UVB além de sua atividade antioxidante”, comenta Claudia. Ideais para serem usadas antes do fotoprotetor, veja como agem as quatro substâncias:
 
Ácido Ferúlico: “Esse ácido fornece hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, compostos estes relacionados com o envelhecimento das células, portanto é um potente antioxidante”, comenta a dermatologista Claudia Marçal. “É usado junto com a Vitamina C, o Ácido Ascórbico, para tratamento do envelhecimento e manchas”, acrescenta o dermatologista Jardis Volpe. Além disso, o ácido ferúlico suaviza rugas e linhas de expressão. “Quando nanoencapsulado na formulação, garante alta penetração, chegando na junção dermoepidérmica e aumentando a elasticidade com estímulo do fibroblasto”, argumenta a farmacêutica Silvana Masiero.
 
Extrato de Chá-Verde: Márcio Accordi, biólogo especialista em cosmetologia, explica que o extrato de chá verde possui componentes como polifenóis e flavonoides, com enzimas antioxidantes capazes de reduzir o aspecto avermelhado da pele. “Por esse motivo, é indicado na composição de fotoprotetores ou produtos pré e pós-sol. Também tem ação estimulante cutânea e antienvelhecimento”, comenta o especialista.
 
Vitamina C: “Poderoso antioxidante, cuja aplicação tópica permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral de vitamina C”, explica a dermatologista Claudia Marçal. Além disso, é responsável por frear a ação dos radicais livres, estimular a formação de novo colágeno (é cofator da síntese) e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol, na medida em que uniformiza o tom de pele e melhora sua textura. “Também é importante para diminuir as rugas e apresenta atividade imunoprotetora e clareadora”, explica Claudia Marçal. “Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor”, completa Jardis Volpe. “O ingrediente reforça a proteção dos filtros solares e deve ser aplicado anteriormente ao fotoprotetor. Se o produto também tiver Vitamina E, a barreira é ainda maior contra os raios UV”, explica o dermatologista.
 
Vitamina E: Com alto poder antioxidante, previne o envelhecimento cutâneo, protege contra os danos celulares, além de promover hidratação. “Também tem efeito calmante e suavizante e, por isso, é muito utilizada em produtos póssol, ajudando a proteger do estresse ambiental e diminuindo o eritema e a sensibilidade da pele”, destaca a demartologista Claudia Marçal.

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web