Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Dicas para curtir a estação mais quente do ano

Redação - Em 01/01/2017

 
Chegou o verão e com ele as férias, festas e altas temperaturas. Para aproveitar ao máximo a estação, alguns cuidados são indispensáveis e o primeiro deles é com a exposição ao sol. Além das queimaduras e possibilidade de insolação, a falta de cuidados pode favorecer o surgimento de várias doenças de pele, entre elas o câncer.
 
O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. O câncer da pele não melanoma é o mais incidente no Brasil. São estimados 175.760 mil novos casos no Brasil em 2015, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para evitar qualquer tipo de mal estar comum desta época, é recomendado o uso de bonés, chapéus, viseiras e guarda-sol.
 
Quem for para a praia ou piscina, deve usar protetor solar e evitar o intervalo entre 10h e 16h. O protetor também deve ser usado para quem trabalha na rua e se expõe ao sol.
 
Confira algumas dicas.
 
SUA PELE
A exposição excessiva aos raios solares pode causar diversos problemas dermatológicos como desidratação, queimaduras, envelhecimento precoce, além de aumentar o risco de câncer. Dermatologistas recomendam que o protetor solar deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes de colocar a pele em contato com os raios solares. É preciso renovar a proteção com aplicações de três em três horas. Outro cuidado é jamais usar protetor com fator abaixo de 30.
 
HIDRATAÇÃO
Um problema bem comum nos períodos mais quentes do ano é a desidratação. Ela pode provocar dor de cabeça, tontura, desmaios, entre outras intercorrências. Por isso, merece total atenção. “O ideal é que possamos consumir de dois a três litros de líquidos por dia para manter nosso corpo hidratado. Sucos naturais, bebidas isotônicas e chás gelados cumprem com essa função. Porém, contém mais calorias que a água pura, por exemplo, o que requer cautela.
 
PRAIA
Na praia, pode não paracer, mas há diversos perigos, a começar pelo sol. Mesmo sob guarda-sóis, o sol pode provocar queimaduras e insolação, pois cerca de 80% da radiação solar é refletida pela areia. O cuidado deve ser maior com as crianças. Além do protetor solar, é necessário ficar atento ao mar. O recomendado é nunca entrar na água longe da guarita de um salva-vidas. Prestar a atenção nas bandeiras de sinalização e respeitar as orientações garante um banho tranquilo e sem sustos.
 
MELHOR HORÁRIO
As maiores temperaturas do dia são registradas entre às 10 e às 15 horas, quando também é maior a incidência dos raios UV, nocivos para a saúde. Por isso, é preciso ter cuidado com a exposição solar direta, já que, neste período do dia, o risco de queimaduras é muito maior. O melhor é não se expor ao sol neste intervalo, mas se for inevitável é o melhor ficar protegido em locais cobertos, como quiosques, bares ou mesmo os guarda-sóis, o que evita também quadros de insolação.
 
ALIMENTAÇÃO
Com as altas temperaturas durante o verão aumentam os casos de intoxicação alimentar, causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados por microrganismos. Na praia, os cuidados devem ser ainda maiores, já que além do calor intenso, vários alimentos são vendidos sem os devidos cuidados com a higiene. Evitar alimentos crus ou mal cozidos, preferindo os que passam por altas temperaturas para serem preparados, ajuda a diminuir os riscos, explica a nutricionista.
 
MOSQUITOS
Dengue, Zika vírus e Chikungunya são transmitidos pelo Aedes Aegypti. Como ainda não se descobriu uma forma eficiente de combate ao mosquito, o melhor remédio continua sendo a prevenção, ou seja, a redução das possibilidades da criação e reprodução. O mosquito pica preferencialmente durante o dia. Então, continua sendo necessário eliminar todos os tipos de artigos descartados que possam acumular água e facilitar a reprodução do Aedes. Em locais de grande infestação de mosquito, o uso de repelente é recomendado.

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web