Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Abrantes Futebol Clube: um time de sonhos

Thiara Reges - Em 09/03/2017

Ser jogador de futebol é o sonho que mexe com a mente de muitos meninos, de norte a sul do Brasil. E não seria diferente com o pequeno Paulo.
 
Mas as surpresas da vida transformaram esse sonho em uma lição do bem.
 
Paulo Henrique Costa dos Santos, hoje com 17 anos, é o fundador do Abrantes Futebol Clube, time que ajuda crianças e jovens a reescreverem suas histórias de vida, mantendo vivo o sonho de entrar em campo e jogar futebol.
 
Sua inspiração? O pai, Paulo Santana dos Santos, jogador de futebol, meio campista, com passagens pelo Ipiranga, que morreu assassinado com seis tiros, em 2010, em Salvador.
 
“Tinha feito testes em algumas escolinhas, sem nunca ter chegado ao futebol profissional, e pensei: Será que é tão difícil assim ser jogador de futebol? Quando meu pai morreu resolvi criar um time e ajudar meninos que tenham esse mesmo sonho que eu”, conta.
 
Sete anos se passaram e hoje cerca de 200 crianças e jovens, de nove a 30 anos, treinam nas categorias sub 15, sub 17 e sub 20, num precário campo de chão batido e alguns poucos tufos de grama. O alambrado, uma grande conquista do time, foi construído há um ano, pela prefeitura de Camaçari, e ajuda a dificultar o acesso de animais no campo, mas são visíveis buracos feitos por cachorros e fezes de cavalos.
 
Já existe, junto à Prefeitura de Camaçari, um projeto para implantar melhorias no espaço, com construção de arquibancada e vestiários.
 
Paulo estima que cerca de 70% dos meninos que frequentam a escolinha esteja em situação de vulnerabilidade familiar. “A grande maioria dos meninos vive em situação de risco, pais usuários de drogas por exemplo, entre outras situações. Mas esses são os mais esforçados.
 
Exemplos não faltam, como o de um menino que veio treinar com a chuteira rasgada, colada com fita. Perguntei: Como treina assim? A resposta veio transbordando de entusiasmo: ‘Professor, esse é o meu sonho’.
 
Impossível não ajudar”, destaca Paulo. 
 
Enquanto rola a conversa, histórias vão sendo relembradas, ganhando novos contornos, acreditando num final feliz.
 
 
Jaciel Tomaz dos Santos, tem 18 anos e saiu do interior de Pernambuco, em 2013, em busca de melhores oportunidades. Dividindo seu tempo entre o trabalho, ajudante de pedreiro, os estudos e os treinos na escolinha, Jaciel já foi convidado para jogar em Goiás e agora, além do Abrantes, compõe a equipe do Galícia, de Salvador. “A saudade da família é grande, mas quem busca alguma coisa de melhor na vida tem que correr atrás. Meu sonho é jogar futebol, e quem sabe um dia jogar pelo Sport de Pernambuco, meu clube do coração”, desabafa Jaciel.
 
“Nabson, que hoje disputa o campeonato sergipano, Leo Ribeiro, no Confiança, também de Sergipe e Jaciel no Galícia, são exemplos de talentos revelados pelo Abrantes e que agora estão em bons times, crescendo no futebol e realizando seus sonhos”, conta Paulo Henrique orgulhoso em perceber que apesar das dificuldades e pouco apoio os resultados estão aparecendo.
 
O time feminino, que contava com aproximadamente 30 meninas, não aguentou a pressão da falta de apoio e parou de treinar em 2016. “Quando me perguntam o que falta, respondo que é tudo! Nossos técnicos e o preparador físico são voluntários, mas ajudamos com o transporte para que eles consigam estar com os meninos segundas, quartas e sextas. Além disso, materiais como chuteiras, bolas e coletes sempre são necessários”, frisa Paulo Henrique.
 
A meta agora é preparar os times para o campeonato Intermunicipal, um dos principais campeonatos amadores da Bahia, que começa em abril, e o Baiano Juvenil, sub 15 e sub 17, que começa em agosto.
 
Apesar de feliz com os resultados já alcançados pelo Abrantes Futebol Clube, Paulo Henrique ainda acalenta o sonho de ser um atacante de destaque no futebol. “Sempre treino, não desisti do meu sonho de ser um jogador de futebol”, conclui Paulo.
 
Pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas em apoiar o trabalho do Paulo Henrique e o Abrantes Futebol Clube podem fazer contato pelo tel.: (71) 98277-5800 ou e-mail abrantesfutebolclube@outlook.com
 
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web