Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Caravanas das Artes e do Esporte destacam skate em Lauro de Freitas

Redação Vilas Magazine - Em 03/05/2017

Passou por Lauro de Freitas em abril a Caravanas das Artes e do Esporte, uma iniciativa que resultou da parceria dos canais ESPN, da Unicef e do Instituto Esporte Educação, da medalhista olímpica Ana Moser. A Caravana do Esporte alinha conteúdo jornalístico, acesso às cidades com baixo IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) e metodologia do esporte educacional.
 
O campeão Sandro Dias faz a estreia da nova estação de skate da Caravana do Esporte, em Itinga
 
De acordo com a organização, desde 2005, quando a iniciativa foi criada, mais de 260 mil crianças e 18 mil professores foram atendidos. O atendimento indireto seria de dois milhões crianças e jovens. 
 
Em 2007 a Caravana do Esporte ganhou o reforço de um novo projeto, quando a jornalista Adriana Saldanha e a cantora baiana Daniela Mercury criaram a Caravana da Música. Em 2014 a Disney passou a fazer parte das caravanas, com apresentações lúdicas dos personagens Mickey e Pateta. No ano seguinte a Caravana da Música transforma-se em Caravana das Artes, com o Instituto Mpumalanga à frente da iniciativa, sempre com a  parceria da Unicef e da ESPN.
 
A proposta é qualificar os profissionais de ensino com metodologias do esporte e da arte educacional. Em Lauro de Freitas a meta era envolver mais de três mil alunos da rede municipal de ensino no convívio com atletas campeões mundiais, como a medalhista olímpica Ana Moser e o hexacampeão de skate Sandro Dias Mineirinho.
 
Foi ele que puxou uma apresentação de skate na cerimônia de abertura, com o apoio de Thyago Ribeiro e dos skatistas locais Claudio Havengar e Jorge Medeiros. A grande novidade foi uma mini ramp, montada em anexo ao palco no Estádio Edvaldo Costa Santos, em Itinga.
 
A estação do skate foi a grande novidade desta etapa e vai marcar a Caravana em 2017. Para a organização, a chegada dos esportes de ação “quer democratizar o acesso às modalidades, sempre cercadas de virtudes e propostas educacionais”. Iniciar essa etapa em Lauro de Freitas, para eles, é ainda mais significativo devido à tradição do município nessa modalidade. Lauro de Freitas já sediou etapas do Campeonato Brasileiro e tem uma pista pública elogiada por skatistas locais e profissionais. 
 
Para Saldanha, diretora geral da caravana, trata-se de “somar esforços, entender que a escola com arte, esporte e cultura é uma escola melhor, mais eficiente e comprometida para nossas crianças”.
 
A ideia da prefeitura é que as caravanas funcionem como elemento da dimensão educativa na construção do “projeto Cidade Educadora” que está em implantação no município. Como as caravanas, o projeto busca estabelecer parcerias com equipamentos que já existem na cidade e que possam contribuir com a educação dos jovens por meio de atividades fora do ambiente escolar.
 
O coordenador Pedagógico do Instituto Esporte e Educação e da Caravana do Esporte Alexandre Arena falou da importância da arte e esporte como pedagogia. “Arte e esporte melhoram a qualidade de vida das pessoas e são instrumentos de educação”, disse.
 
Além das atividades esportivas, ao longo de três dias foram oferecidas oficinas de formação de professores, educadores e gestores da rede pública de ensino e para jovens autores.
 
Leia também:

Fundação Dom Cabral certifica gestores da Acbeu

Cine Teatro recebe programa de formação de agentes culturais

Especialista tira as dúvidas mais frequentes sobre a febre amarela

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web