Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Mesclar objetos contemporâneos e clássicos valoriza a decoração

Lívia Oliveira / Ag. A Tarde. - Em 08/05/2017

Mistura possibilita aproveitamento harmônico e funcional dos espaços da casa
 
Acertar na decoração da casa é mesclar estilos diferentes na medida certa.A mistura de elementos clássicos e contemporâneos contribui para valorizar os ambientes, expressar um pouco da personalidade do proprietário (preferências e o estilo de vida) e ainda possibilita um aproveitamento harmônico e funcional nos espaços da casa.
 
 
A arquiteta Andréa Cardoso, garante que nos projetos de decoração atuais o clássico e o contemporâneo dialogam a todo momento. “Um ambiente que traz móveis e materiais que se eternizaram no gosto dos clientes (clássico) unido a novas cores, texturas e a ideia do funcional, de ter no espaço apenas objetos que têm utilidade para o proprietário (contemporâneo), tem sido cada vez mais procurado pelos clientes”, explica.
 
Entre seus projetos, Andréa Cardoso busca primeiro entender o perfil do cliente e apresenta opções visando além da estética, a funcionalidade e o conforto. A profissional inclusive dá exemplos de como mesclar os estilos sem carregar muito o ambiente. “Um sofá Leão ou Baotian, que remete a décadas passadas, com almofadas de tecidos diferentes, ou ainda um armário lustrosa na sala de estar com pintura em laca, que fica com uma cor viva e brilhante”, indica.
 
BOM SENSO
Para decorar ambientes não existe um padrão fixo. A escolha dos materiais, cores, quantidade de peças e a textura dos objetos pode ser feita de diversas formas, contando que haja bom senso.
 
A arquiteta de interiores Adélia Estevez afirma que a decisão por estilos de decoração ou pela mistura de estilos depende de vários fatores. “Como os arquitetos são contratados para realizar o sonho de consumo do cliente, então todas as escolhas devem levar em consideração a preferência do proprietário. Porém outros fatores também são importantes, como o estilo de vida – se a pessoa costuma receber amigos em casa, a localização da casa ou apartamento, o espaço disponível e ainda quais móveis ou objetos atendem às necessidades diárias do cliente”, explica a arquiteta.
 
 
As pessoas estão buscando cada vez mais elementos que deixem o ambiente confortávelecom estilo próprio. Por isso, é comum atualmente que os espaços da casa ganhem peças antigas, às vezes até de herança familiar.
 
 
A corretora de imóveis Márcia Torres, para decorar sua casa, optou pela mistura de estilos. “Nos ambientes escolhi elementos mais atuais unidos a pelo menos uma peça retrô e cores mais neutras. Na sala de estar um quadro bem atual faz companhia a uma costureira, peça que no século passado servia para guardar materiais de costura”.
 
 
MISTURE AS PEÇAS COM HARMONIA
CORES
Móveis neutros combinam com acessórios de cores mais quentes
ANTIGUIDADE
Ao restaurar poltronas antigas, prefira tecidos mais coloridos
PINTURA LACA
Móveis de madeira ganham mais brilho e graciosidade pintados em laca
QUADROS
As molduras dos quadros (moderna ou retrô) deixam o ambiente maisharmônico
PAPEL DE PAREDE
De diferentes cores e formatos, deixam o ambiente descontraído
 
Fotos:
1 - Projeto de Adélia Estevez une poltronas clássicas com peças contemporâneas
2 - Márcia Torres misturou os estilos para decorar sua casa
3 - No projeto de Andréa Cardoso, cômoda e espelho clássico são contrastes no quarto
4 - Cadeiras e lustres ganham destaque na decoração da sala
5 - Em apartamento pequeno, peças clássicas, como aparador, têm lugar
 
Leia também:

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web