Bastam cinco horas após lavar os cabelos para que a atriz e dubladora Kate Kelly Ricci, 27 anos, já sinta os fios oleosos novamente. “Se eu lavo de manhã, à noite já está puro óleo”, conta. Ela revela que tentou diversos procedimentos com cosméticos. Nada resolveu.” Em 2010, quando eu parei de pintar, ele melhorou, mas ainda não ficou 100%”, relata. O problema de Kate é o mesmo de diversas mulheres.
A oleosidade é uma tendência natural do cabelo e costuma aparecer a partir da puberdade. Estresse e alterações hormonais podem também contribuir com o aumento da produção de oleosidade do organismo. Mas há algumas medidas que minimizam o problema. Segundo o dermatologista Daniel Dziabas, uma alimentação saudável é fundamental para ter cabelos bonitos. “Deficiências nutricionais podem fazer com que os cabelos se tornem oleosos demais, quebradiços, sem brilho e, ainda, levar à queda dos fios”, explica. A dieta, indica o profissional, deve incluir alimentos ricos em proteína, como carne, peixe, ovos, leite e derivados.
A dermatologista Paula Raso destaca a importância de usar xampus específicos para fios oleosos. “O uso de loções no couro cabeludo pode ajudar,mas deve ser indicado por dermatologistas. Os dois profissionais lembram, ainda, que cremes ou condicionadores devem passar longe da raiz e que só é recomendado lavar o cabelo uma vez por dia. Xampu a seco e talco podem ser utilizados para disfarçar a oleosidade. “Mas esses produtos não limpam de fato, como uma lavagem”, alerta Dziabas.
Leia também: