Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Vida útil dos alimentos é maior com a geladeira organizada

Emerson Vicente / Folhapress - Em 07/07/2017

Temperatura altera conforme prateleira. Comida guardada de maneira inadequada pode criar bactéria
 
Para não ter desperdício e conseguir manter a vida útil dos alimentos, é essencial manter a organização das geladeiras. E isso vai muito além de saber se o ovo deve ou não ficar na porta.
 
“Quando se fala em organização, além de deixar mais prazeroso, tem de estar mais fácil ao alcance. É essencial ter uma geladeira organizada”, afirma a nutricionista Jacqueline Moniz Anversa.
 
A porta é o local onde a temperatura sofre mais alterações, por causa do abre e fecha. Por isso a recomendação é para que os ovos fiquem na parte interna, apesar de muitas geladeiras já virem do fabricante com espaço para ovos na porta.
 
“As oscilações de temperatura proporcionam condições para a multiplicação de bactérias que penetram no ovo através da casca. Devem ser armazenados nas prateleiras, com embalagem adequada”, diz Danielli Botture Lopes, nutricionista da Confederação Brasileira de Atletismo.
 
Em algumas embalagens de alimentos, como a de tomate, por exemplo, é comum que um fruto estrague antes dos demais. Por isso, é preciso ver com atenção o aspecto dos outros frutos para checar se estão bons para consumo
 
“Mesmo após colhidos, os frutos como tomate ainda produzem um composto orgânico, o etileno, responsável pelo amadurecimento. Uma fruta estragada produz uma concentração grande de etileno, acelerando o amadurecimento das que estão ao seu redor. Um fruto saudável, em contato com um podre, em pouco tempo também estará podre”, diz Danielli.
 
CARNE NÃO DEVE VOLTAR AO FREEZER
O congelamento de alimentos é uma prática comum. Mas especialistas afirmam que, uma vez descongelado, ele não deve voltar a ser congelado. Isso vale principalmente para carnes. “Uma vez que ela for descongelada, o ideal é que seja consumida totalmente. Não deve voltar ao freezer porque perde a qualidade”, diz a nutricionista Jacqueline Moniz Anversa.

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web