
Um “mutirão de cirurgias” programado para este mês vai realizar 500 intervenções de vesícula, hérnia, útero e miomas em Lauro de Freitas. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado.
O procedimento começa pelas pré-consultas para triagem, entre os dias 2 e 4 de, a partir das 7h e até o último paciente, emunidades móveis estacionadas em frente ao Restaurante Popular, no Centro. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Jorge Novis, a partir do dia 8.

Além de reduzir a fila de cirurgias no município nesses procedimentos, o mutirão marca a reabertura do Hospital Municipal Jorge Novis, em Itinga. “Esse é o primeiro mutirão de muitos que pretendemos fazer com várias outras especialidades”, disse a prefeita Moema Gramacho (PT).
Serão atendidos pacientes com indicação médica para a cirurgia, com cadastro na Secretaria Municipal de Saúde ou que tenham exames laboratoriais que comprovem a necessidade da intervenção. Para a pré-consulta o paciente deve levar seus documentos e exames laboratoriais já realizados. Quem vai se submeter ao exame de USG, exigido para a cirurgia de vesícula, deve estar em jejum. As pacientes que farão cirurgia de histerectomia devem levar exame preventivo.