Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Base Comunitária de Segurança faz acampamento e promove o teatro

Redação Vilas Magazine - Em 07/08/2017

 
Os alunos da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga viveram um fim de semana de aventuras com a realização do terceiro acampamento dos Anjos Marrons, em Subaúma, na região de Entre Rios, em julho (foto acima). Quarenta crianças atendidas pela BCS tiveram contato com a natureza, além de tratarem de primeiros socorros, astronomia, nós, amarras e técnica de rapel e escalada. Também aprenderam a utilizar fogos, fogões e a diferença entre esquentar, iluminar e cozinhar.
 
A intenção foi colocar em prática os conhecimentos transmitidos pela base sobre a arte de acampar. Os alunos dormiram em barracas e fizeram caminhadas noturnas com olhos vendados, em que a tarefa era aprender a confiar nos colegas. A BCS de Itinga teve o auxílio do grupo Desbravadores da Mata Escura e dos pais dos alunos, que acompanharam de perto a aventura.
 
O curso de arte de acampar, promovido pelo projeto Anjos Marrons desde 2015, é ministrado pelo soldado Adriano Pereira de Jesus. A ideia do acampamento é trabalhar o raciocínio dos estudantes, para que saibam lidar com as mais diversas situações. “O objetivo é ver as crianças se superarem”, afirma.
 
Adriano explica que notas altas na escola e bom comportamento são condições indispensáveis para participação no acampamento. São “exigências que utilizamos como mecanismos para que a meninada se dedique mais aos estudos e seja disciplinada”, explica. 
 
Uma outra ação da BCS de Itinga, também em julho, levou trinta jovens para ver o espetáculo “Ninhos – Performance para grandes pequenos”, da Balangandança Cia, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. A intenção do espetáculo é aproximar jovens e crianças da dança contemporânea, com foco no corpo e no movimento.
 
Com idades entre 12 e 18 anos, os adolescentes são integrantes do projeto Vidas em Cena, desenvolvido pela BCS de Itinga. Às terças, quintas e sextas-feiras, no período da tarde, eles participam de aulas de iniciação teatral.
 
O projeto foi criado há três anos pelo soldado Luide Prins, formado em teatro pela Ufba, com o objetivo de fomentar a cultura na área da BCS. “Eles acompanham todo o processo de iniciação teatral, passando por métodos como cenografia, jogos de improvisação, maquiagem, dança, canto e interpretação”, conta Prins. “Não temos a intenção de formar atores, mas proporcionar a esses jovens o contato com a arte” – e sublinha: “este tipo de atividade é fundamental na formação do indivíduo”.
 
Como parte do projeto, os alunos formaram o grupo de teatro “Junto e misturado”. O grupo foi selecionado para o Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, que acontece de 1º a 12 de outubro, quando apresentará uma releitura da peça ‘Arena Conta Zumbi’, de Augusto Boal (1931-2009), que trata da luta dos quilombolas de Palmares. O espetáculo também será encenado dia 8 de agosto, no Cine Teatro Lauro de Freitas, em comemoração dos cinco anos de fundação da unidade de segurança.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web