Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Vídeos sobre desligamento do sinal analógico podem render prêmios

Redação Vilas Magazine - Em 07/08/2017

Estudantes das redes pública e privada de Lauro de Freitas e outras 19 cidades do Recôncavo e do entorno de Salvador poderão participar de um concurso promovido pela Seja Digital, a entidade que cuida da transição do sinal analógico para digital nas transmissões da TV aberta.
 
Podem participar do concurso alunos regularmente matriculados no ensino fundamental, do 1° ao 9° ano, sem limitação de idade. Os trabalhos, sempre em vídeo, terão o tema “Seja digital e não deixe ninguém ficar para trás”. Opropósito da entidade é motivar crianças e adolescentes para prestarem apoio às pessoas das suas comunidades no processo de migração para o sinal digital, informando e orientando sobre a mudança da tecnologia de TV de forma didática.
 
Como a inscrição no concurso depende da postagem dos vídeos em redes sociais, só nessa etapa a entidade já consegue divulgação efetiva e gratuita do tema. O desafio é ter o máximo de residências preparadas para o sinal digital quando o analógico for desligado na região, no dia 27 de setembro.
 
As inscrições devem ser feitas no site https://alunodigital.tv.br até o dia 11 de agosto. Os vídeos vencedores serão anunciados no dia 1º de setembro. Cada estudante poderá participar com apenas um projeto e em apenas uma das três categorias estabelecidas.A participação pode ser individual ou em grupos. No caso da participação em grupos apenas um integrante pode fazer a inscrição do concurso. O regulamento completo pode ser consultado no mesmo site.
 
A categoria 1 – “Seja um Youtuber” – é para alunos do 1º ao 4º ano. Aqui as crianças podem produzir vídeos que explicam passo a passo, por exemplo, o que fazer com a TV antiga para receber o sinal digital, como fazer o agendamento e retirar um kit se uma família participa de programas sociais do governo federal, como instalar um kit de conversão ou como sintonizar os canais digitais.
 
Na categoria 2 – “Você é o repórter” – para alunos do 5º ao 7º ano, os vídeos contam histórias de pessoas que estão realizando o processo da conversão para o sinal digital. Pessoas que têm apego por sua TV de tubo, pessoas que já adquiriram seus kits ou que possam falar da diferença entre a TV analógica e digital são exemplos de conteúdo para essa categoria. Vale tambémmostrar pessoas que ainda não entenderam o processo de migração para o sinal digital.
 
A terceira categoria é para alunos do 8º e 9º anos: “Você é o jornalista”. São vídeos com narrativas de histórias relevantes. Exemplos de possibilidades: a reciclagem de TV de tubo, o impacto da TV digital no cotidiano de pessoas com deficiência visual ou auditiva, as vantagens da TV digital ou a história da TV no Brasil.
 
Os vídeos poderão ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento – câmera de vídeo, câmera de foto digital, câmera de celular, animação feita no computador ou qualquer outro – e devem ser obrigatoriamente postados em uma rede social, Facebook ou Youtube, gerando um link que precisa ser incluído na inscrição online.
 
A premiação acontece em duas etapas. A primeira fica por conta de uma comissão julgadora e vai premiar os três primeiros colocados de cada categoria. O 1º lugar rende uma TV de 40 polegadas, o 2º, uma de 32 polegadas e 3º lugar um kit conversor de sinal. Para motivar as escolas a engajar os alunos, as três com maior número de inscrições também serão premiadas com uma TV de 40 polegadas.
 
Por meio de votação popular serão premiados também os vídeos de maior sucesso em cada categoria, participando apenas os três primeiros colocados selecionados pela comissão julgadora em cada uma das categorias. Os vencedores da votação popular terão como prêmio um tablet com chip de dados gratuito por um ano.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web