Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Documentário produzido por alunos da rede municipal homenageia os mestres da Cultura Popular

Redação Vilas Magazine - Em 29/08/2017

Lauro de Freitas é uma cidade caracterizada por rica mistura de raças e um qualificado celeiro de artistas, sobretudo da cultura popular tradicional.
 
 
O que é cultura popular? Quem são os mestres da cultura popular de Lauro de Freitas? Perguntas como essas levaram a turma de alunos da Escola Municipal Ana Lucia Magalhães, a produzir um documentário sobre os Mestres da Cultura Popular.
 
O ponto de partida do projeto foi sair da sala de aula e ir às ruas. Entrevistar moradores dos bairros para identificar os mestres da cultura popular da cidade, foi a primeira etapa, que selecionou os doze mestres mais citados. Na etapa seguinte, os alunos entrevistaram e filmaram os depoimentos dos selecionados.
 
Assim foi sendo construindo um documentário de 25 minutos, com a proposta de evidenciar o fortalecimento da identidade cultural da cidade salvaguardando para as futuras gerações, as nossas raízes, tradições, cultura e história.
 
O lançamento do documentário aconteceu em 26 de julho, no cine teatro de Lauro de Freitas, prestigiado com a presença do secretário municipal de Educação, Paulo Gabriel, da coordenadora da Cidade Educadora, professora Idaci Ferreira, professores, produtores culturais, empresários, alunos e gestores escolares.
 
 
O evento foi enriquecido com a apresentação do repentista e cordelista Leandro Tranquilino, além da exibição do filme para os homenageados: dona Badinha, seu Paizinho, seu Tranquilino, Portela, dona Antônia (esposa de Lindão), dona Aidê e o capoeirista Mestre Sérgio.
 
Para o professor Antônio Claudio “o documentário tem o objetivo de resgatar a importância dos representantes da cultura popular para nossa cidade, bem como, propagar práticas culturais seculares junto aos jovens”.
 
DIA DOS PAIS
Em comemoração ao Dia dos Pais, a Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, realizou a ação Escola de Peito Aberto, uma sessão de cinema exclusiva (foto acima), com refrigerante e pipoca, reunindo pais e filhos, que assistiram as façanhas do Homem Aranha.
 
A ação foi antecedida com a realização de um bingo, nas dependências da escola, além de uma apresentação de voz e violão dos professores Edson e Ana Paula.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web