Após ampla discussão e análise entre os acadêmicos imbuídos do desejo de respeitar, valorizar e preservar a memória cultural no município, a Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas - ALALF, apresentou no final de julho, no auditório da Unime, o resultado do Plano Global, destacando o projeto Memorial Retratos de Lauro de Freitas Literatura, Arte e Cultura. O evento também objetivou despertar o interesse de empresários para a execução das ações, inclusive, educativas, destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade.
A presidente da entidade, Valéria Vaz, destaca a importância do projeto, que viabiliza à ALALF amplas realizações em parcerias em segmentos culturais diversas. O evento foi enriquecido com apresentação do Grupo Bankoma, palestras e recital de poesias declamadas pelos poetas e acadêmicos Josué Ramiro e Raymundo Santana.
Presentes o secretário municipal de Cultura, Manoel Carlos, representando a prefeita Moema Gramacho, acadêmicos, rotarianos, políticos, escritores, poetas, dentre outros.