Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Destruição das dunas de Jauá e Abrantes vai afetar todo o Litoral Norte

Ana Maria Mandim - Em 20/09/2017

 
Contamos com a ajuda da prestigiosa revista Vilas Magazine, para trazer a público uma inacreditável agressão ao meio ambiente regional. Queremos denunciar a devastação das dunas de Jauá e Abrantes por caçambeiros e sua ocupação por grileiros e particulares que invadem terras públicas. Em ambos os casos destaca-se a indiferença das autoridades públicas encarregadas de proteger o meio ambiente e reprimir a invasão de terras que pertencem ao Estado.
 
A Associação dos Moradores da Rua Aquarius e Via Parque - AVP, sediada em Jauá, já fez essa denúncia, acompanhado de numerosos elementos de investigação e prova, a um sem-número de órgãos públicos, e os resultados obtidos até agora foram escassos. Receberam a denúncia procuradores do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público Estadual em Camaçari, Secretaria de Meio Ambiente Estadual, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema, APA Joanes-Ipitanga, Polícia Federal, Polícia Civil e Militar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, secretários municipais, Departamento Nacional de Produção Mineral e muitas outras personalidades. E nada foi resolvido.
 
Os caçambeiros roubam porque têm mercado - as lojas de material de construção. As pessoas que encomendam areia e recebem a areia de dunas não sabem que ela não serve para construção. Ela é fina demais para a massa do concreto e está cheia de cristais de sal que se dissolvem com o tempo. Em outras palavras: o que é construído com essa areia não dura muito. Ela é barata porque é roubada, mas seu preço é altíssimo e todos nós pagaremos esse preço no futuro com a destruição do meio ambiente.
 
Para muitas pessoas, as dunas são apenas montes de areia, mas elas impedem o aumento da temperatura, pois absorvem calor, resguardam os lençóis freáticos de água doce, protegem a costa dos ventos e do salitre, entre outros benefícios.
 
Ana Maria Mandim, jornalista, segunda secretária da Associação dos Moradores da Rua Aquarius e Via Parque.
 
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web