Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Projeto educacional incentiva jovens a exercerem noções de cidadania, integração e sociabilidade

Thiara Reges - Em 15/10/2017

No musical, estudantes reproduziram cenas de clássicos do cinema, como a Bela e a Fera (foto 1) e O Mágico de Oz (foto 2). Professoras Ana Beatriz e Leila Patrícia, gestoras do projeto (foto 3)
 
O Cine Teatro de Lauro de Freitas recebeu dia 30 de agosto o espetáculo “I Had a Dream”, musical que conta a história dos sonhos de um adolescente. Passeando pelos principais clássicos do cinema internacional, os atores, estudantes do 6º ao 9º ano do Centro Educacional Municipal Fênix, uniram o aprendizado de um novo idioma a noções de integração e sociabilidade, de forma divertida.
 
A ideia do musical foi da professora Leila Patrícia Bispo França, que leciona Inglês para os 8º e 9º anos, desenvolvida em parceria com a professora Ana Beatriz do Espírito Santo Mattos, que também leciona o idioma, mas para os 6º e 7º anos. A recente notícia sobre a morte de um ex-aluno por envolvimento com drogas mexeu com toda a instituição e foi o estopim para o início do projeto.
 
“Infelizmente entrar para o mundo das drogas é fácil. Os meninos se tornam ‘aviãozinhos’, e conseguem ter fácil acesso a roupas de marca, tênis da moda, e vão se perdendo. Tem se tornado frequente ler na mídia que jovens foram mortos em Lauro de Freitas. Fiquei pensando: como seria bom abrir o jornal, uma revista, e ver uma notícia onde os jovens fossem protagonistas de uma história bonita e feliz”, destaca Ana Beatriz.
 
A escola está localizada no Centro de Lauro de Freitas, e como toda a cidade, tem sofrido com os índices de violência e criminalidade.

 Segundo dados do Mapa da Violência, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aplicada - IPEA, e divulgado em junho deste ano, Lauro de Freitas é a segunda cidade mais violenta do Brasil, em cidades acima de 100 mil habitantes.
 
Toda a instituição se envolveu com o musical, principalmente os estudantes, que ficaram responsáveis por elaborar toda a coreografia. 
“Todos os alunos se envolveram. Eles criaram as coreografias, Leila e eu criamos os figurinos, que foram todos costurados pela mãe de Leila.

 Nos empenhamos, unidas, realizamos aulas extras na quadra, em turnos opostos. No final foi maravilhoso perceber a interação entre alunos e professores, auto estima dos alunos elevada e melhor rendimento escolar. É muita alegria”, conta Ana Beatriz.
 
Com o auditório cheio, os estudantes subiram ao palco e reproduziram cenas de clássicos como Frozen, Grease, Dirty Dancing, Mágico de Oz, num espetáculo merecedor de aplausos.
 
Com o sucesso do musical, as professoras já planejam novos projetos de cidadania e interação, que colaborem diretamente com a formação de novos cidadãos. “Acreditamos que conseguimos dar um primeiro passo. Agora que percebemos que é possível, faremos muitas outras atividades para ajudar nossos estudantes”, finaliza.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web