Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Uso incorreto de colírios pode provocar glaucoma e até cegar

Tatiana Cavalcanti / Folhapress - Em 15/10/2017

Pingar em excesso prejudica a visão. Médicos recomendam que tratamento seja seguido com rigor
 
O uso incorreto ou demasiado de colírios à base de corticoide pode causar o aumento da pressão dentro dos olhos e, com isso, desenvolver uma doença silenciosa, que pode demorar anos a mostrar os sintomas, e até levar à cegueira: o glaucoma.
 
Os maus hábitos ao cuidar dos olhos vão ter consequências no futuro, e o problema pode ser irreversível, já que o glaucoma não tem cura. Por essa razão, destacam os especialistas, a importância de pingar os remédios nos olhos no horário indicado e quantas vezes forem solicitadas pelos médicos. Nem mais, nem menos.
 
“Colírios à base de corticoide, quando usados cronicamente e sem acompanhamento médico, podem causar aumento da pressão intra- ocular que é um dos fatores que causam glaucoma”, afirma Lísia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
 
Os sinais do glaucoma, segundo ela, são aumento da pressão ocular, perda de campo visual (vê adiante, mas não laterais) e perda da visão (sintoma tardio). “Dor pode aparecer em casos específicos de glaucoma, como o agudo”, explica Lísia.
 
A oftalmologista revela os erros mais comuns no uso de colírios. “O paciente esquece de usar o remédio na dose adequada. Às vezes pinga uma vez ao dia ou nenhuma. Outros, ainda, pingam mais do que deveriam”, afirma.
 
A facilidade para comprar esses colírios nas farmácias, sem receita, é criticada pelo oftalmologista Marcelo Pereira de Macedo. “Antibióticos que às vezes causam menos danos que colírios à base de corticoides precisam da receita médica. Um remédio que, se usado de forma errada, pode levar à cegueira, é livremente comercializado.
 
Ele explica que o corticóide nos colírios pode se tornar um vilão. “Se usado indiscriminadamente, danifica a estrutura do olho. O aumento da pressão intraocular provocado pelo glaucoma, que causa lesões no nervo ótico, compromete a função visual.”
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web