Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Universidade de Verão deve atrair 60 mil a Lauro de Freitas

Redação Vilas Magazine - Em 07/01/2018

Começa no dia 15 deste mês a jornada da “Universidade de Verão” de Lauro de Freitas, uma iniciativa inspirada na tradição de universidades do hemisfério norte, que oferecem aulas e atividades acadêmicas diversas durante o período de férias. Fora dos Estados Unidos, as atividades costumam incluir temas não acadêmicos e para públicos mais amplos.
 
A versão local pretende transformar a cidade “num grande centro acadêmico com espaço para os mais diversos debates”, de acordo com o secretário municipal de Educação Paulo Gabriel Nacif. A iniciativa é da prefeitura de Lauro de Freitas em parceria com o governo da Bahia e diversas instituições de ensino superior, entre elas a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
São 1.100 horas-aula, distribuídas em três conferências, 100 minicursos, 50 oficinas, 30 comunicações e 25 rodas de saber, entre os dias 15 e 21 de janeiro de 2018. Todas as atividades são gratuitas. Nesta primeira edição, a iniciativa desenvolve o tema “Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora”.
 
De acordo com a prefeitura, as palestras e conferências contarão com a presença do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, do reitor da UFBA João Carlos Salles, do cineasta Pola Ribeiro, do exreitor da UFBA Naomar Almeida Filho, da antropóloga Nilma Lino Gomes e do sociólogo Miguel Arroyo, entre outros.
 
A prefeitura esperar atrair cerca de 60 mil pessoas, entre estudantes, professores, profissionais da cultura, dos esportes, artistas, além dos moradores da cidade. O público também poderá acompanhar as atividades transmitidas simultaneamente por meio dos diversos canais de comunicação online. Presencialmente, as atividades acontecem nas escolas e centros comunitários dos bairros, no Parque Ecológico e nas praias de Vilas do Atlântico e Buraquinho, em espaços religiosos e praças de esporte como o Centro Panamericano de Judô, em Ipitanga, um dos “campi” da Universidade de Verão.
 
Os outros são o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga, o Centro da Cidade, provavelmente com foco no Cine Teatro,
 
Para participar, interessados devem acessar a página www.laurodefreitas. ba.gov.br/univerao e se cadastrar como “novo usuário”, preenchendo um formulário. Depois basta acessar a programação no site e se inscrever em uma ou mais atividades, clicando na opção “quero participar”.
 
Entre os cursos e minicursos oferecidos há alguns de qualificação profissional, como de instalação de placas de energia solar, manutenção de computadores, eletricista e designer de sobrancelha. Há também atividades acadêmicas, esportivas, culturais, turísticas para crianças, na forma de conferências, palestras, rodas de conversas, exposições, feiras, espetáculos e seminários. Todas as atividades terão certificação.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web