Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Bankoma recebe Carlinhos Brown para ensaio em Vilas do Atlântico

Redação Vilas Magazine - Em 04/02/2018

O ensaio pré-carnavalesco do Bankoma, bloco afro que representa Lauro de Freitas no carnaval de Salvador, este ano aconteceu no Parque Ecológico. A presença de Carlinhos Brown voltou a atrair uma multidão para outro espetáculo gratuito em Vilas do Atlântico, no final de janeiro. Foi a oitava edição do “Encontro Mauanda”, tradicionalmente realizado no Pelourinho, em Salvador, onde o bloco local encontra oportunidade para se tornar mais conhecido do grande público.

Thailane Sales (dir) e Carlinhos Brown: filha de santo é rainha do Bankoma em 2018.

Não foi a primeira vez que Brown participa de um ensaio do Bankoma. Além dele, outros nomes da música baiana já prestigiaram apresentações do bloco local: Ana Mameto, a Banda Didá, o Ilê Aiyê, Muzenza, Malê de Balê, Juliana Ribeiro e Will Carvalho.

 
Para Mãe Lúcia, Mameto-de-Inquice do Terreiro São Jorge Filho da Goméia, fazer o Encontro Mauanda em Lauro de Freitas foi “uma emoção nova porque estamos em casa e os olhares para nós são mais próximos”. Entre uma música e outra o Bankoma trouxe um pouco da história do terreiro e fez referência a Mãe Mirinha de Portão como exemplo de mulher, negra e atuante na defesa da sua comunidade.
 
O encontro também revelou a rainha do Bankoma para o Carnaval 2018. Filha do terreiro São Jorge Filhos da Gomeia desde criança, Thailane Sales falou da felicidade que estava sentindo: “Estou orgulhosa por poder representar o Bloco Afro Bankoma nos 70 anos do meu terreiro”, disse – “sou filha de santo, então é uma alegria que não sei explicar”.
 
Carlinhos Brown comparou o Bankoma aos Filhos de Gandhy, ambos com 70 anos de história e “patrimônio do mundo”. Homenageando o terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Portão, berço do Bankoma, Brown disse que Lauro de Freitas “foi construída pela força espiritual” e a população “tem que tomar posse da sua história”.
 
Brown trouxe sucessos como Obaluaê, Muito Obrigado Axé, Ginga de Balé e Você o Amor e Eu. O público acompanhou fazendo um coro em todas as canções embaladas pela percussão do Bankoma e com o brilho especial do balé do bloco afro de Lauro de Freitas.
 
O Bankoma surgiu em 2000 a partir das oficinas do Terreiro São Jorge Filho da Goméia. É o único bloco afro de fora de Salvador que desfila no carnaval da capital na quinta-feira e no sábado. Atualmente o Bankoma tem mais de dois mil foliões. Em Lauro de Freitas o desfile do bloco acontece na Quarta-Feira de Cinzas.
 
Carlinhos Brown na concha acústica do parque de Vilas do Atlântico: elogios à força espiritual de Lauro de Freitas
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web