Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Emoção marca Arrastão do Bankoma na quarta-feira de Cinzas em Portão

Redação Vilas Magazine - Em 04/03/2018

 
O Bankoma promoveu um verdadeiro arrastão em Portão, seu território, na quarta-feira de Cinzas, reeditando o tradicional ritual que fecha todos os anos a folia momesca na cidade. “É uma forma de agradecer o apoio e carinho de nossa comunidade. A missão foi cumprida, levamos o nome de nossa terra para o mundo”, afirmou o vocalista Jander Neves, de cima do trio.
 
A chuva que caia fininha não esfriou o ânimo do público com a passagem do Furacão da Alegria, que este ano trouxe o tema Ixi Ja Xiri que, segundo a mameto Mãe Lúcia, significa Terra da Esperança. “Celebramos a Kavungo, em bantu, ou Obaluaê em Nagô. Pedimos ao senhor das folhas paz, saúde e que a força que vem da terra continue nos sustentando”, explicou ela ao lado de matriarcas do candomblé, entre elas dona Ebominice, da Casa Branca, Imperatriz da religião na Bahia.
 
Caia a tarde quando o arrastão com milhares de pessoas chegou na porta de entrada do Terreiro São Jorge Filhos da Goméia. A casa, uma das mais antigas e tradicionais da cidade, foi fundada por Mãe Mirinha de Portão e este ano completa 70 anos de existência. “Este também é o momento em que reverenciamos nossos ancestrais e lembramos os seus nomes, sua história e contribuição”, completou a mameto.
Publicidade
Você Viu? Abr/2018
Tribuna do Leitor Poluição sonora
Tribuna do Leitor Poluição Sonora
Tribuna do Leitor Poluição Sonora
Tribuna do Leitor Poluição Sonora
Veja todas as notícias de Abr/2018
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web