Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Apoio popular marcou temporada de desova de tartarugas marinhas

Redação Vilas Magazine - Em 05/05/2018

Encerrada oficialmente no final de março, a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas nas praias do litoral brasileiro foi a primeira com ninhos mantidos nas praias de Lauro de Freitas. De um total de 253 ninhos nas praias monitoradas na Região Metropolitana de Salvador, 44 estavam em Vilas do Atlantico, 32 em Ipitanga e 177 no Flamengo, Stela Maris e Itapuã.
 
O grande marco desta temporada, para a equipe do Tamar, “foi o apoio e a receptividade da população”, resultado da nova metodologia de monitoramento implantada nas praias de Lauro de Freitas e Salvador. Até a temporada anterior, as desovas que aconteciam no trecho entre o farol de Itapuã e Buraquinho eram transferidas para a praia de Busca Vida, por ser uma área mais preservada, visando garantir o sucesso de nascimento das tartarugas marinhas.
 
A nova metodologia, implantada em 2017, idealizada pelo coordenador técnico do Projeto TAMAR de Arembepe, Eduardo Saliés, consiste em manter os ninhos nos locais reais de postura. O projeto começou com a análise dos dados obtidos em vários anos de monitoramento das praias, o levantamento dos principais atores da região e as possíveis ameaças que poderiam comprometer o sucesso de eclosão dos ninhos.
 
O principal objetivo da mudança de metodologia é retomar importantes áreas de nascimento para os filhotes de tartaruga marinha, assim como envolver a população na proteção destes animais ameaçados de extinção. E funcionou: as pessoas protegeram ativamente os ninhos, demarcando provisoriamente com o que tinham à mão e deixando recados para outros moradores.
 
“Este trabalho de recuperação de áreas de desova em região urbana é inédito no Brasil”, destaca Nathalia Berchieri, bióloga da base Arembepe do Tamar. “Parabenizamos toda população da região metropolitana de Salvador pelos bons resultados”, disse – “é um ganho para a conservação marinha e para toda sociedade”.
 
A equipe do Tamar continua em atividade na região, atendendo as ocorrências e acompanhando o nascimento dos últimos ninhos marcados nas praias – inclusive em Lauro de Freitas. “Em setembro retomamos o monitoramento das praias e seguimos contando com o apoio de toda população para que a próxima temporada nos traga mais resultados positivos e muitos filhotinhos ao mar”, comemora a bióloga. Ela orienta a população a entrar em contato com o Tamar pelos números 98127-0038 ou 99979-0392 caso encontre rastros de fêmeas ou de filhotes ou animais encalhados.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web