Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Instituto Noa inscreve instituições em busca do selo “Escolas do Bem”

Redação Vilas Magazine - Em 12/06/2018

 
Escolas públicas ou privadas podem integrar uma “rede do bem” e melhorar o conhecimento dos pais e educadores sobre a importância da primeira infância. Essa é a proposta do Instituto Noa, uma ONG focada em comunicação e responsabilidade social. A ideia é unir escolas que se preocupam com o bem-estar social e a cidade inteira para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento da ONU.
 
Além de um trabalho forte em comunicação, trata-se do primeiro projeto de responsabilidade social desenhado para as instituições de ensino. O programa atua em duas frentes principais: com os pais e os educadores, envolvendo as escolas públicas e privadas.
 
O programa “Escolas do Bem” (www. escolasdobem.com.br) pretende criar uma grande rede para ampliar o conhecimento de pais e educadores sobre os cuidados e o desenvolvimento da criança, além de resgatar o papel familiar na educação dos filhos.
 
Fundado pela jornalista e professora universitária, Lucy De Miguel, o Instituto Noa tem como proposta promover uma verdadeira transformação social por meio da informação. “Utilizamos da capilaridade do jornalismo para levar orientações importantes às famílias sobre os cuidados com a criança, principalmente entre 0 e 6 anos”, afirma a fundadora.
 
A certificação teve início em novembro de 2015 no interior de São Paulo. Nesse primeiro ciclo de trabalho, engajou 60 escolas particulares, beneficiando a mais de 15 mil famílias e agora se estende para as escolas da Bahia e Sergipe.
 
Em 2018, a grande novidade do programa é a plataforma de cursos online focados na expansão do conhecimento dos profissionais de Educação Infantil. Chamada “Meus Cursos Livres” (www. meuscursoslivres.com.br), oferece a oportunidade de qualificação para toda a equipe das escolas que aderirem ao programa, incluindo estagiários, de forma gratuita. “Agora não há desculpa para este profissional não buscar uma expertise e ampliação de seus conhecimentos”, afirma Lucy De Miguel – “toda Escola do Bem recebe acesso livre para proporcionar um treinamento extraordinário a seu público interno”.
 
As escolas que aderem ao programa passam a contar com ferramentas de comunicação com as famílias e os educadores, que levam orientações sobre os cuidados com as crianças. O programa dissemina conhecimento produzido por organizações de referência nos temas relacionados à infância, como Unicef, Organização Mundial da Saúde, Fundação Abrinq e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, entre outros.
 
“É uma espécie de programa da família, porém em uma escala muito maior, pois utilizamos ferramentas de comunicação que atingem um grande público e com informações precisas”, explica a jornalista. Segundo a idealizadora do projeto, “ser uma ‘Escola do Bem’ é ter um reconhecimento perante a cidade inteira sobre um trabalho que muitas escolas já realizam, que é o de contribuir com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento da ONU, mas não se dão conta”, explica.
 
O Programa Escolas do Bem está com inscrições abertas para o ciclo 2018/2019. As instituições interessadas em obter este selo podem conhecer mais detalhes pelo site www.escolasdobem.com.br ou entrar em contato pelo e-mail eusou@escolasdobem.com.br
 
O público interessado em receber orientações sobre os cuidados com a criança, como amamentação, saúde, alimentação, comportamento e prevenção de acidentes, pode baixar o aplicativo gratuitamente, nas lojas IOS e Android. Basta procurar como “Programa Escolas do Bem”.
 
Fundado em abril de 2014, o Instituto Noa (www.institutonoa.org. br) nasceu em Sorocaba (SP) com o objetivo de promover e garantir os direitos da criança e do adolescente, a partir do fortalecimento familiar e da melhora do nível de informação sobre o desenvolvimento infantil. Seus fundadores têm em comum a ideia de que está centrado na família e nos educadores o protagonismo para a transformação social que se espera para o mundo.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web