Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Roteiro ecoturístico valoriza comunidade quilombola

Redação Vilas Magazine - Em 31/07/2018

Reunião definiu roteiro educativo com base no ecoturismo
 
Fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o professor Tássio Cardoso criou uma “agenda baseada no ecoturismo” em conjunto com outros professores, “gestores culturais e quilombolas”, reunidos na “Casa do Samba”, no Quingoma. Trata-se de um roteiro ecoturístico “que inicialmente contemplará professores da região e no segundo momento estudantes e turistas”, diz o professor.
 
Está marcado para o dia 25 deste mês, a realização de uma experiência piloto para as visitas, que devem começar em setembro, com a expectativa de que o ecoturismo “possa fortalecer as tradições e gerar renda para a comunidade”. Intitulada “Vozes do Quingoma”, a pesquisa busca “identificar e refletir sobre as práticas sociais que há no Quingoma, sejam elas econômicas, culturais, políticas, educativas”.
 
Na primeira parada do roteiro, o público participará de diversas atividades na “Casa do Samba”, “um dos espaços culturais mais importantes da comunidade”, de acordo com o professor. Cine Quilombo, Vivência com o Samba, e uma “atividade de sensibilização histórico-ambiental sobre a importância da gameleira para a comunidade” são algumas das propostas. Uma segunda parada está prevista “na Reserva Thafene, onde serão feitas atividades relativas a pintura corporal, vivência do Tore e uma Trilha Interpretativa”. No final da manhã o grupo retorna para a Casa do Samba para um almoço “baseado na culinária quilombola, com galinha caipira, vaca atolada, feijão verde, beiju, entre outros ingredientes”.
 
A programação da tarde começa num “Espaço Cultural” onde os participantes “terão a oportunidade de assistir uma apresentação cultural sobre a História do Quingoma, fazer uma segunda Trilha Interpretativa, tendo em vista um maior conhecimento acerca da fauna e a flora locais e depois eles participarão de uma roda de contação de Histórias”. A quarta e última parada será no Terreiro de Pai Manoel, onde haverá uma Mostra de Dança Afro, Capoeira e Maculelê. No encerramento da programação acontece um “plantio simbólico e manutenção de uma horta comunitária”.
 
Fazem parte do “Coletivo Quingoma”, instância da sociedade civil organizada e responsável pelo projeto do ecoturismo, lideranças quilombolas e indígenas, representantes de escolas e creches do Quingoma, professores e pesquisadores universitários.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web