Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Segurança pública aponta redução de 14% de mortes violentas em Lauro de Freitas

Redação Vilas Magazine - Em 01/08/2018

Nos quatro primeiros meses deste ano foram contabilizados 1.993 homicídios na Bahia, contra 2.322 no mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados pela prefeitura de Lauro de Freitas, no mês passado, atribuídos à Secretaria de Segurança Pública do estado.
 
As 329 mortes a menos foram destacadas pela prefeita Moema Gramacho (PT), durante encontro que reuniu os comandantes das Companhias Independentes da Polícia Miliar (CIPM) que atuam na região. O objetivo era avaliar a efetividade das ações e traçar metas para o segundo semestre. 
 
Ainda de acordo com a prefeitura, o índice de mortes violentas – homicídio, latrocínio e lesão dolosa – fechou o primeiro semestre de 2018 com uma redução de 14% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Para o segundo semestre é esperada uma redução de mais 6% nas mortes violentas, mas a meta da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA) é atingir mais 12%. A redução dos índices foi comemorada por Moema Gramacho, que parabenizou as equipes e destacou o esforço coletivo para a redução dos índices.
 
A prefeita criticou a metodologia de pesquisas nacionais que apontam Lauro de Freitas entre as cidades mais violentas do país. “Se realmente aqui fosse o lugar mais violento o Exército estaria ocupando nosso município e não o Rio de Janeiro, como ocorre”, argumentou. De acordo com a prefeitura, 250 câmeras monitoram os bairros e principais praças e avenidas de Lauro de Freitas, 24 horas por dia. Os aparelhos enviam imagens em tempo real à central, onde policiais civis e militares e guardas municipais podem acionar a intervenção policial diante de “qualquer suspeita de irregularidade de conduta ou tentativas criminais”. Até o final do ano mais 700 unidades devem entrar em funcionamento.
 
Também no mês passado, a cidade recebeu o primeiro núcleo na RMS da Ronda Maria Penha, que atende mulheres vítimas de violência doméstica sob medida protetiva. O núcleo funciona na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em Vilas do Atlântico.
 
A prefeita Moema Gramacho no encontro com comandantes da PM: crítica aos índices nacionais.

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web