Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Terminal da estação Aeroporto recebe 65 linhas de ônibus

Redação Vilas Magazine - Em 03/09/2018

TERMINAL DE TRANSBORDO: subdimensionado para acomodar o marco de entrada na cidade
 
O terminal de transbordo de ônibus para a estação Aeroporto do metrô entrou em operação no princípio de agosto, atendendo 36 linhas metropolitanas e uma municipal, de Salvador. O chamado “transporte alternativo” de Lauro de Freitas continua fora do terminal, sem integração ao sistema de metrô e sem requalificação. Estão finalizadas também as obras do pátio de estacionamento de trens, onde ficará estacionada parte da frota da Linha 2.
 
Por determinação da Agerba e da prefeitura de Salvador, desde o dia 18 de agosto mais 21 linhas metropolitanas e sete urbanas passaram a ter ponto no terminal de transbordo. O ponto de ônibus provisório da rua Gerino de Souza Filho foi desativado e o primeiro ponto depois do viaduto, no sentido Lauro de Freitas, passou a funcionar apenas até as 20h. Até o primeiro horário do dia seguinte, os usuários devem embarcar e desembarcar na Plataforma A do terminal de ônibus.
 
Subdimensionado, conforme já temia a CCR Metrô em julho do ano passado, o terminal passará por uma ampliação imediata, que deverá ficar pronta dentro de 10 meses. Das 13 baias atuais, passará a ter 21, como estava originalmente previsto pelo projeto do metrô. A capacidade do terminal foi reduzida na última hora para acomodar e manter no lugar o “marco de entrada” do município – uma exigência da prefeitura de Lauro de Freitas na época.
 
Charge publicada pela Vilas Magazine em 2013 previa o contraste entre o metrô que estava a caminho e o sistema de transporte local
 
Por falta de baias disponíveis, apenas uma linha municipal de Salvador operava no terminal logo depois da inauguração, a Jardim das Margaridas – Terminal Aeroporto (1204). Uma semana depois, contudo, a prefeitura de Salvador resolveu acomodar mais sete linhas no terminal.
 
Com 11,7 mil m² de área total, o terminal tem capacidade para receber mais de 100 mil passageiros por dia e foi construído em seis meses, com a participação de 300 colaboradores. O espaço possui 13 baias para ônibus e três plataformas para embarque e desembarque de passageiros, podendo receber até 91 ônibus por hora.
 
O novo equipamento atende as normas técnicas de segurança e acessibilidade, incluindo piso tátil, escada rolante e elevador de acesso à passarela, além de sinalização em braile nas escadas fixas. O acesso de pedestres é feito pela passarela que liga o terminal à Estação Aeroporto de Metrô, na rua Gerino de Souza Filho e na avenida Santos Dumont (Km 0 da Estrada do Coco).
 
O espaço conta com guaritas de entrada e saída, sala de primeiros socorros e sanitários comuns e exclusivos para pessoas com dificuldade de locomoção. Os rodoviários contam com espaço reservado próximo ao terminal, com sala de apoio, copa e sanitários femininos e masculinos, no padrão dos outros terminais de ônibus administrados pela CCR Metrô Bahia.
 
A segurança no local será feita pela equipe de Agentes de Atendimento e Seguranças da concessionária e por rondas estratégicas, com o auxílio de 28 câmeras de vigilância integradas à Sala de Supervisão Operacional e ao Centro de Controle Operacional do Metrô.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web