Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Quingoma recebe projeto Intercambiando Saberes

Redação Vilas Magazine - Em 04/09/2018

Uma experiência internacional que proporciona a troca de conhecimentos entre mulheres francesas e os cidadãos do município chegou ao Quingoma no mês passado, de acordo com a prefeitura de Lauro de Freitas. No âmbito do projeto “Intercambiando Saberes”, um grupo de Montreuil, na França participou da oficina “O índio que habita em nós”. O grupo conheceu um pouco da história e cultura da casa indígena no Quingoma, assistiu a tradicional dança do Toré e experimentou a arte da pintura indígena. Depois, as francesas compartilharam conhecimentos com a comunidade local, discutindo a importância do território para os remanescentes de quilombo e “a violência externa social que atinge as mulheres”. O samba de roda do grupo Renascer do Quingoma encerrou as atividades.
 
Kadjidia Doucouré, diretora da “Maison de Quartier”, Centro Social Espéranto, em Montreuil, falou sobre a proposta do projeto, “que visa combater a violência contra a mulher através da troca de saberes”. A Espéranto é uma estrutura de atendimento social da municipalidade de Montreuil, dedicado à animação da vida social e cultural, ao acompanhamento de projetos, individuais ou coletivos e à defesa de direitos.
 
Para Doucouré, “aqui na Bahia a cultura da violência ainda está muito enraizada pelo machismo e sexismo”. Por isso, “o que construímos com essas atividades são forças e informações para enfrentar essa violência, e principalmente, incentivamos os jovens a abraçarem essa luta”.
 
O grupo francês posa para fotos no Quingoma: contra a violência

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web