Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Dormir de lado é a melhor posição para proteger a coluna

Tatiana Cavalcanti / Folhapress - Em 01/11/2018

Algumas pessoas sentem dores no corpo e, muitas delas, não associam o problema a uma noite mal dormida. Mas existe uma posição que é a mais indicada e menos agressiva para a coluna: dormir de lado.
 
De acordo com o ortopedista e cirurgião de coluna Orlando Righesso Neto, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatogia, existem três posições para dormir: de lado, de costas e de bruço. “A primeira é a mais indicada, porque o sistema respiratório funciona melhor. De costas, a língua pode ir para trás, e a pessoa ronca por não respirar direito. De barriga para baixo é uma posição antinatural, em que o pescoço fica torcido para o lado”, diz o médico.
 
O fisioterapeuta Fabiano Carvalho, especialista em pilates, coordenador da Companhia Brasileira de Reabilitação e do Núcleo Brasileiro de Ensino e Saúde, reforça o coro. Para ele, dormir de lado é a posição menos agressiva para a coluna, pois mantém a integridade da postura e permite uma noite de sono mais tranquila e reparadora, além de prevenir dor nas costas e outros problemas. “As horas de sono são de extrema importância para a qualidade de vida e o bem estar”, diz.
 
O especialista ainda dá uma dica. “Quando dormimos de lado, devemos usar um travesseiro na altura do ombro e outro entre os joelhos levemente flexionados para manter toda a coluna mais alinhada, da cervical até o quadril”, afirma.
 
Righesso Neto alerta que as noites mal dormidas podem agravar a situação de quem já tem problema na postura e dor. “A pessoa pode ter bico de papagaio, artrose, hérnias de disco, hiper lordose [lombar curvada para dentro] e outras. É importante cuidar da coluna sempre.”
 
BRUÇOS É A PIOR FORMA PARA DESCANSAR
O fisioterapeuta Fabiano Carvalho dá uma má notícia para quem gosta de dormir de bruços: é a pior posição, independentemente da sensação de conforto que alguns sentem. “Mas um travesseiro bem fino embaixo do umbigo e nenhum travesseiro sob a cabeça podem tirar um pouco da pressão lombar”. Carvalho lança outro alerta para quem deixa o braço embaixo do travesseiro. “Resulta num pinçamento [inflamação do tendão] no ombro, uma das principais causas de tendinite” 
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web