Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Placas novas podem ser instaladas em todos os veículos

Redação Vilas Magazine - Em 31/01/2019

As novas placas de identificação de veículos “padrão Mercosul” já estão sendo usadas na Bahia. A mudança aplica-se apenas aos carros novos, que ainda serão emplacados, e aos veículos que passarem por troca de propriedade, de domicílio ou alteração de categoria.
 
Mas quem quiser trocar a placa antiga pela nova também pode fazer isso, bastando procurar o Retran. O novo modelo de placa vem equipado com “Quick Response Code”, o chamado QR Code, para aumentar a segurança do usuário e diminuir as chances de clonagem. A nova tecnologia auxiliará as polícias no combate aos crimes de fraude, roubo e furto. A expectativa é que a placa melhore a segurança pública e a vida dos usuários de trânsito.
 
A nova placa também tem uma nova aparência. Em vez de cinza com três letras e quatro dígitos, é azul e branca, com quatro letras e três números, permitindo mais de 450 milhões de combinações, enquanto o atual modelo se limita a 175 milhões. Um código único contém todos os dados de confecção da placa, como fornecedor, data, ano e modelo de fabricação.
 
A placa pode ser rastreada por meio de um aplicativo que será disponibilizado pelo Denatran. Outros itens de segurança poderão ser ativados posteriormente, a exemplo de um chip de dados variáveis. De acordo com as autoridades, o chip será capaz de enviar dados do veículo por meio de radiofrequência para antenas instaladas ao longo das vias, mas não fará rastreamento por GPS e não vai conter informações sobre o proprietário.
 
A ideia de unificar as placas de veículos nos países que integram o Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul) data de 2010. A medida visava permitir a livre circulação entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela por meio de um sistema de consultas e troca de informações – que ainda não foi implantado.
 
O novo modelo foi apresentado em 2014 pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A meta inicial era aplicar a placa novo a todos os veículos emplacados a partir de 2016.
 
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web