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Alimentação fora de casa

Tatiana Cavalcanti / Folhapress - Em 28/02/2019

Prato deve ser consumido na medida para ser saudável. Saladas devem ser ingeridas antes do prato quente para saciar a fome. É importante observar a higiene do local
 
A rotina agitada nem sempre permite uma alimentação saudável. Por isso, é importante saber como se alimentar fora de casa de forma mais saudável. Os populares PF´s (pratos feitos) podem ser vilões se houver exagero. Estudo internacional, que contou com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), mostra que porções exageradas são comuns em restaurantes, como no Brasil. O resultado mostrou que 94% das refeições à la carte e 72% dos pratos servidos em fast foods continham mais de 600 quilocalorias – mais que o consumo por refeição recomendado pelo Sistema de Saúde da Inglaterra.
 
Por conter fibras, é indicado que a salada seja consumida antes do prato quente, o que contribui para aumentar a saciedade, segundo Daniela Cierro Ros, consultora técnica da Associação Brasileira de Nutrição. “Os temperos devem ser o mais natural possível, como limão, ervas frescas ou secas, azeite, evitando o sal. O ideal é não ter saleiro na mesa”, afirma. Além de escolher lugares que tenham opções mais saudáveis, é preciso se ater à quantidade ingerida, de acordo com nutricionista Isabela Carmona. “Mastigue devagar para se sentir mais saciado com menos quantidade de alimento. Evite frituras, carnes muito gordurosas, molhos prontos para salada, refrigerantes e bebidas em geral durante as refeições.”
 
A nutricionista alerta ainda para os temperos utilizados em restaurantes. “Normalmente são prontos e ricos em sódio, o que facilita na retenção de água e faz com que fiquemos inchados.” Uma recomendação da nutricionista é não pensar só em calorias, e sim na maneira com que o alimento foi preparado, nos ingredientes e na quantidade ingerida de cada alimento.
 
Caso decida levar comida de casa para o trabalho, é preciso ter cuidados importantes, segundo a consultora técnica Daniela Cierro Ros. “Escolha alimentos frescos e de boa procedência. É preciso armazená-los na geladeira e transportar as marmitas em bolsa térmica, com gelo e, assim que chegar, mantenha sob refrigeração ou freezer.” Ela diz que não é aconselhado comida pronta na geladeira por mais de três dias.

 

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