Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

BACALHAU OU CHOCOLATE? Na lista de compras para a páscoa, o bacalhau é uma das prioridades. Além de saudável, o pescado permite uma variedade de pratos

Redação Vilas Magazine - Em 01/04/2019

 
É inegável que os portugueses trouxeram vários hábitos e tradições para o Brasil, desde a época da colonização, inclusive o próprio catolicismo que foi inserido na nossa cultura. E são os católicos que seguem tradicionalmente o costume de se abster de carne vermelha durante toda a Quaresma, incluindo a Semana Santa, e principalmente, no domingo de Páscoa. Eles optam por comer peixe neste período, e um dos preferidos é o bacalhau.
 
No período da Páscoa a procura pelo peixe aumenta, pois a data é uma ótima ocasião para reunir a família e uma oportunidade de apreciar uma bela bacalhoada. Obviamente, os ovos de chocolate estão nas listas de compras, mas, pesquisas mostram que os brasileiros estão optando também pelo bacalhau.
 
De acordo com a pesquisa “Hábitos Alimentares dos Brasileiros – preferências, dietas e tendências de consumo”, realizada por uma das mais tradicionais bancas do Mercado Municipal Paulistano, na hora de escolher o que vai integrar o cardápio pascoal, 52% dos brasileiros entrevistados dizem que o bacalhau não pode faltar na mesa; 25% não dispensa o chocolate; 13% aprecia um bom vinho durante a refeição e 10% não dispensa um bom azeite de oliva para acompanhar os pratos.
 
Por ser um prato que não é feito com frequência pela maioria das pessoas, muitas vezes surgem dúvidas de como escolher um bom peixe para incluir no cardápio.
 
O bacalhau tem várias possibilidades de receitas e possui muitos benefícios para a saúde. Tendo em vista o alto valor nutritivo, é um peixe com baixo nível de colesterol e rico em ferro, magnésio e fósforo, além de vitaminas A, E e D. E para escolher um bom bacalhau, é importante prestar atenção nos seguintes fatores: 
 
Aparência Deve estar seco e sem sinal de umidade ao toque. O cheiro do bacalhau também é bem característico, se estiver diferente, é melhor procurar uma outra peça.
 
O que vem no pacote Se for comprar um bacalhau que está embalado, se atente ao que vem junto com o peixe. Nada de rabo ou barbatanas, pois não são úteis no preparo.
 
Higiene do local Hoje o bacalhau pode ser encontrado em vários locais, como feiras, empórios, mercado, etc. O espaço deve estar limpo, com a temperatura adequada.
 
Engana-se quem acredita que só existe um tipo de bacalhau disponível no mercado. Há opções para todos os gostos e preferências:
 
Bacalhau Gadus Morhua, proveniente do Atlântico Norte, é o mais nobre de todos, possui uma carne mais branca e macia.
 
Bacalhau Saithe possui coloração mais escura e sabor mais forte que o Gadus Morhua. Fica macio quando é cozido, assim sua carne pode ser desfiada com mais facilidade. É uma ótima opção para bolinhos, ensopados, tortas e pasteis.
 
Bacalhau Gadus Macrocephalus originário do Pacifico Norte, parece com o Gadus Morhua. É possível diferencia-lo pelo rabo e também pelas barbatanas, pois, ele tem um bordado branco nas pontas. O ideal é que seja feito em grandes pedaços.
 
Bacalhau Zarbo é o menor de todos os tipos. Tem corpo alongado e quando é desfiado as lascas ficam mais duras. Também é indicado para bolinhos, ensopados, tortas e pirão, pois a textura não será tao importante nesses alimentos.
 
Bacalhau Ling de sabor marcante, possui carne mais branca. Pode ser cortado em postas e usado em saladas ou fazê-lo em pedaços para ser grelhado ou cozido.
 
Mesmo que seja delicioso e possua os mais variados tipos de receitas, é necessário ter cautela no consumo deste tipo de peixe, por mais que não faça parte das refeições diárias corriqueiramente. Dessalgar o bacalhau é extremamente importante para que fique não apenas mais saboroso, mas também mais saudável, pois ele costuma ter muito sódio na sua composição. O correto é deixa-lo em uma média de 36 horas na água com gelo, trocando o líquido, no mínimo, três vezes.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web