Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Regularização de título em Lauro de Freitas terá agendamento

Redação Vilas Magazine - Em 01/05/2019

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, garantiu durante entrevista coletiva, no mês passado, que o serviço de agendamento de atendimento será disponibilizado a partir deste mês nas cidades que já concluíram o processo de biometria, para os eleitores que precisam de regularizar os títulos.
 
Nessas cidades, como é o caso de Lauro de Freitas, há ainda um grande contingente de eleitores que não passou pelo processo por ter perdido o prazo. O atendimento para regularização foi iniciado em abril.
 
Quase metade do eleitorado de Lauro de Freitas – cerca de 60 mil pessoas – deverá regularizar no cartório eleitoral local o título eleitoral que foi cancelado por falta de cadastro biométrico. O volume de eleitores que devem procurar atendimento promete congestionar o cartório e provocar novas filas.
 
Se for mantido o horário de atendimento do cartório – que funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira – será necessário atender cerca de 316 eleitores por dia, incluindo feriados, para que todos tenham a situação eleitoral regularizada até o fim do ano.
 
“Nós entendemos que há um grande número de eleitores nas cidades que já passaram pela revisão, interessados em realizar a biometria e regularizar seu título”, disse Jatahy Júnior – “Por isso, todas as cidades poderão contar com o serviço de agendamento”.
 
O serviço de agendamento está aberto, no site do TRE-BA, por telefone e em unidades de atendimento, desde o dia 6 deste mês. O endereço na internet, número da central de atendimento e locais onde funcionarão as unidades para agendamento presencial serão divulgados posteriormente (informação não disponível até o fechamento desta edição da Vilas Magazine, em 26/4).
 
NOVA FASE
Mais 281 cidades baianas entrarão em fase obrigatória de revisão biométrica, a última do estado, a partir do dia 13 deste mês. A prioridade do TRE-BA é agendar os atendimentos para evitar o grande afluxo de eleitores que se registrou, por exemplo em Lauro de Freitas, na reta final do prazo, quando foi necessário montar mutirões de trabalho que nem por isso conseguiram atingir o objetivo.
 
O período de revisão biométrica que começa agora envolve 108 zonas eleitorais que ainda não concluíram o procedimento. O TRE estará mais ocupado do que nunca nessa etapa porque, apesar do eleitorado a ser revisado representar cerca de 30% do total dos eleitores da Bahia (2,9 milhões de pessoas), terá de atender em número recorde de cidades e de zonas eleitorais.
 
Atualmente, dos mais de 10 milhões de eleitores do estado, 7,5 milhões já possuem cadastro biométrico junto à Justiça Eleitoral. “Esperamos concluir a biometria no estado antes das Eleições Municipais de 2020”, disse o presidente do TRE-BA.
 
PRAZOS
Ao contrário do que aconteceu na etapa anterior, que incluiu Lauro de Freitas, a data limite para a realização do procedimento não será a mesma para todos os municípios. As cidades em que menos de 60% do eleitorado passou pela biometria no período não-obrigatório terão até 18 de fevereiro de 2020 para concluir a revisão.
 
Já os municípios que estão acima desse percentual, via de regra terão apenas até o próximo dia 31 de outubro para a coleta dos dados biométricos. Para esses casos, ressaltou o presidente, é possível que o cronograma seja alterado, a pedido do juízo eleitoral. Caso ocorra alguma alteração, novas datas serão divulgadas.

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web