Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Teste da orelhinha é implantado na rede municipal de saúde em Lauro de Freitas

Redação Vilas Magazine - Em 01/05/2019

Cinco a dez minutos é o tempo para realizar o teste da orelhinha, novo exame implantado na rede municipal de Saúde de Lauro de Freitas, que identifica se o recém-nascido tem problemas de audição. O serviço, ofertado nas terças e quartas-feiras na Clínica Escola da Faculdade Unime, atende a crianças de zero a seis meses via agendamento na Regulação de Saúde. Além do teste da orelhinha, o sistema de saúde municipal também disponibiliza outros exames indispensáveis ao recém-nascido, como o teste do pezinho, olhinho e linguinha.
 
O coordenador da Central de Regulação, Alan Reis, informa que, além dos exames de audiometria (tonal e vocal) e imitanciometria, que já são ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde na Clínica Escola da Unime, o serviço de atenção à saúde auditiva será ampliado com a implantação do exame Bera, também conhecido como Peate - Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico.
 
TESTE DA ORELHINHA
Segundo a coordenadora do Serviço de Saúde Auditiva, Lea Mara Melo, o exame é indolor, rápido e seguro. “Coloca-se um aparelho de emissões otoacústicas evocadas na orelhinha do bebê. Este procedimento emite estímulos sonoros leves e recolhe as respostas das células auditivas para que o fonoaudiólogo identifique o passe ou falha” disse. Em casos de falhas é marcado o reteste da orelhinha entre 15 dias a um mês.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web