Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Fecomércio inaugura unidade do Senac em Lauro de Freitas

Redação Vilas Magazine - Em 29/05/2019

Carlos de Souza Andrade (centro), com o empresário Teobaldo Costa (camisa branca), ladeados por convidados na inauguração do Senac Lauro de Freitas: Sesc prometido, mas “vai depender muito de Brasília”

O Serviço Nacional do Comércio (Senac) abriu em Lauro de Freitas, em maio, a sua segunda unidade na Região Metropolitana de Salvador. Com capacidade para atender cerca de 300 alunos por dia com cursos nas áreas de Gastronomia, Beleza e Informática, além do programa de Aprendizagem, entre muitos outros, a nova unidade chega a um município que, de acordo com a instituição, emprega mais de 80 mil pessoas no setor de comércio e serviços e possui 8,7 mil empresas em atividade.

 
Durante a solenidade de inauguração, o presidente do Sistema Fecomércio BA, Carlos de Souza Andrade adiantou que “se as regras não mudarem, vamos trazer o SESC [Serviço Social do Comércio] também” para Lauro de Freitas. “Vai depender muito de Brasília, então eu não garanto nada”, lamentou. O presidente refere-se à nova política tributária do governo federal, que promete afetar o Sistema S.
 
Senac, Sesc e outras sete instituições de interesse profissional – incluindo o Senai – formam o chamado “sistema S”, que está sob ameaça de perder recursos. Já no ano passado o ministro da Economia Paulo Guedes disse que era preciso “meter a faca” no sistema. A declaração foi feita durante evento na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), em dezembro último.
 
Andrade considera possível manter os projetos da Fecomércio por mais dois anos, mesmo com o corte de recursos prometido pelo governo federal, mas condicionou o investimento no Sesc Lauro de Freitas à manutenção das regras atuais.
 
Souza Andrade descreveu Lauro de Freitas como um município próspero que cresce a passos largos, não só pela localização, mas pela infraestrutura. “Por tudo isso, sentimos a necessidade de uma unidade do Senac aqui”, disse – “vamos preparar os alunos locais e aproximá-los das empresas que necessitam de pessoas qualificadas”.
 
Luiz Antônio de Souza, secretário da Fazenda de Lauro de Freitas – representando a prefeita Moema Gramacho na solenidade – , disse que “a chegada de uma unidade do Senac ao nosso município concretiza o vetor de desenvolvimento do empreendedorismo em Lauro”. Para ele, a unidade “é muito importante para a cidade e para o cidadão, pois traz mais perspectivas de crescimento a partir da melhoria da qualidade do seu trabalho”.
 
O Senac Lauro de Freitas conta com espaço para cursos de Beleza (manicure, cabelereiro e barbeiro) e laboratório para cursos de Gastronomia que vão capacitar, sobretudo, os jovens da região preparando- os para o primeiro emprego ou para empreender. Além disso, a unidade disponibiliza laboratório de Informática e duas salas de aula convencionais. Para Marina Almeida, diretora regional da instituição, “chegar a Lauro de Freitas tem um significado muito grande, pois enxergamos a cidade como um ótimo mercado em franca expansão”.
 
Os cursos do Senac oferecidos na unidade de Lauro de Freitas têm carga horária mínima a partir de 20 horas nos cursos livres e até 400 horas em capacitação. Inscrições para cursos livres, de capacitação e aperfeiçoamento já estão abertas online, no endereço cursos.ba.senac.br
 
As aulas são ministradas nos turnos matutino e vespertino. Andrea Bonfim, gerente da unidade, garante que “há vagas a serem preenchidas e profissionais a serem qualificados não só para a qualificação formal, como também informal”.
 
O Senac Lauro de Freitas conta também com um Banco de Oportunidades, um serviço gratuito para alunos e empresários do município e região. As empresas cadastradas em busca de talentos disponibilizam as vagas e o Senac encaminha os alunos que se encaixam no perfil.
Publicidade
Você Viu? Ago/2019
Artigos Caminhos
Tribuna do Leitor LOTEAMENTO MARISOL
Tribuna do Leitor Sumiram as faixas de pedestres
Tribuna do Leitor Árvores cheias de graça
Veja todas as notícias de Ago/2019
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web