Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Circo de Só Ler estimula o prazer pela leitura em escolas da cidade

Redação Vilas Magazine - Em 30/05/2019

Alunos da rede pública assistem espetáculo que estimula a leitura
 
As crianças das escolas municipais Vila Nova, em Portão e Jacira Mendes, em Itinga emergiram no universo lúdico do Circo de Só Ler – Teatro de Bonecos no dia 7 de maio, num dia de apropriação do mundo mágico do circo ao processo educativo.
 
O musical conta a história de um menino que não sabia ler e, com a chegada à cidade de um circo bem diferente, viaja no mundo mágico da literatura infantil. Músicas, texto e direção do espetáculo são de Gerson Guimarães, professor de história e compositor, cujas composições foram gravadas por artistas como Daniela Mercury, Claudia Leitte, Netinho e Jau.
 
O Circo de Só Ler recebeu o Prêmio Braskem de teatro como melhor espetáculo infanto-juvenil, em 2014, no formato com atores. Agora no formato de fantoches, traz, além de uma nova ludicidade, a possibilidade de ser realizado em praças públicas, feiras literárias e nas escolas que, segundo o autor, “são os verdadeiros Circos de Só Ler”.
 
O espetáculo tem como objetivo despertar o educando para a importância da leitura, o que reforça diretrizes pedagógicas da secretaria de Educação. Além disso, estimula a valorização dos educadores.
 
Depois da apresentação às crianças de Vila Nova de Portão, o vice-diretor da unidade escolar, Ubirajara Cordeiro, estimulou os alunos a discutir sobre a importância da leitura, acentuando o caráter educativo do espetáculo. A escola atende a mais de cem crianças na faixa etária de 2 a 11 anos, em tempo integral,e das 7h45 às 17h. A escola oferece lanche, almoço, caminhas para um breve cochilo após o almoço e banho.
 
Como explica Ubirajara Cordeiro, “os pais deixam as crianças conosco para irem ao trabalho e quando voltam estão alimentadas” e de banho tomado – além de terem seguido a programação pedagógica”. Ubirajara ainda reforça que a unidade promove atividades lúdicas e recreativas, “que são fundamentais para o desenvolvimento de percepções e subjetividades do aluno”.
 
No período vespertino, foram premiados com o espetáculo os 247 estudantes da Educação Infantil ao 5º ano da Escola Municipal Jacira Mendes. A unidade atende o mesmo número de crianças no período matutino e, à noite, oferece Educação de Jovens e Adultos a 178 pessoas.
Publicidade
Você Viu? /
Veja todas as notícias de /
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web