Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Gelf prepara o 1º Festival dos Estudantes de Lauro de Freitas

Redação Vilas Magazine - Em 30/05/2019

A diretoria da Gelf, com Vitor Menezes ao centro: grandes planos para este ano
 
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas – Grêmios Estudantis de Lauro de Freitas (GELF) vai promover este ano o primeiro festival dos estudantes do município. O evento foi pensado “com o argumento de que militância juvenil pode ser feita através do entretenimento, que tem o poder de transcender as barreiras sociais e culturais, movendo o mundo para o agir”, define Vitor Menezes, novo presidente do GELF.
 
O festival está previsto para setembro e deve movimentar seis mil estudantes da cidade. O projeto, apresentado no mês passado à prefeitura, prevê espetáculos, concurso musical e de poesia temática, lançamento de um livro de poesias, olimpíadas com diversas modalidades, oficinas e batalhas de rap, entre outras atividades.
 
De acordo com Vitor Menezes, nove secretarias municipais foram mobilizadas “para tornar esse projeto realidade”. A Mestre de Cultura Popular Aidê Nascimento dos Anjos, 65 anos, “que salvaguarda os espaços democráticos e a cultura de Lauro de Freitas na comunidade de Portão”, será homenageada no festival. É ela a inspiração para o tema “Juntos em uma só voz, um encontro com a cultura laurofreitense”.
 
A GELF é a entidade representativa dos estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e de cursos pré-vestibulares das redes pública e privada de Lauro de Freitas, que reúne cerca de 30 mil estudantes.
 
Depois de quase um ano, o grupo já realizou atividades como o 1º Encontro de Grêmios Estudantis no Colégio Bartolomeu de Gusmão que, no ano passado, reuniu cem jovens para discutir as questões da escola pública, cenário político atual e formação acerca de como funciona um grêmio estudantil. Já este ano, a GELF promoveu a participação de jovens de diferentes bairros da cidade na 11º Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que teve como tema “Gilberto Gil: um reencontro com o Brasil”.
 
“Continuar lutando incansavelmente por uma escola pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos e todas, essa é uma das nossas missões”, afirma o vice-presidente Isaias Santana. A GELF também auxilia e incentiva os grêmios estudantis do município a realizar eventos de estruturação e fortalecimento dos grêmios no ambiente escolar.
Publicidade
Você Viu? /
Veja todas as notícias de /
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web