Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

União de municípios promove desenvolvimento do turismo

Redação Vilas Magazine - Em 30/05/2019

A Coordenação da Câmara de Turismo da Costa dos Coqueiros promoveu em maio, em Lauro de Freitas, um seminário de regionalização para “discutir os instrumentos do Mapa Turístico Brasileiro e suas políticas públicas”, além do sistema CADASTur. O evento reuniu representantes de Lauro de Freitas, Camaçari, Dias d’Ávila, Mata de São João, Entre Rios, Conde, Esplanada e Jandaíra, além de entidades públicas e privadas.
 
Na mesa “Políticas Públicas para o Turismo”, prefeitos e representantes, destacaram as particularidades turísticas dos municípios e como eles podem se unir para planejar o turismo da região. A proposta de integração foi apontada como indispensável para o desenvolvimento de projetos e ações que viabilizem o crescimento da economia de toda a Costa dos Coqueiros. Também foram discutidas iniciativas como a criação de folheteria geral para a promoção dos destinos.
 
Melhorias na infraestrutura e parcerias com o setor privado, como vetores de atração do turismo e desenvolvimento estiveram no foco da abordagem de Moema Gramacho (PT), prefeita de Lauro de Freitas. “Além de mostrar o potencial dos nossos municípios, o turismo da região é uma grande força da geração de emprego e renda”, disse.
 
De acordo Jorge Luiz Ávila, superintendente de Serviços Turísticos da Bahia, o turismo é tão rentável quanto às indústrias de gás e petróleo. No seminário, Ávila anunciou a ideia da prefeita Moema Gramacho de criar uma “União dos Municípios Turísticos da Bahia”, o que vai fortalecer a “meta de atingir 200 cidades baianas no novo remapeamento (2020/2021) do turismo brasileiro”. No Mapa 2017/2019 estão incluídos 150 municípios baianos.
 
Lauro de Freitas ocupa a categoria B na última atualização do mapa do turismo, entre outras 19 cidades da Bahia. As categorias A, B e C, englobam os municípios que têm maior concentração de fluxos de turistas domésticos e internacionais. Atualmente, de acordo com a prefeitura, Lauro de Freitas conta com mais de quatro mil leitos na rede hoteleira
 
Joilson Lopes, diretor de Turismo da secretaria de Cultura e Turismo, apresentou uma iniciativa para que o “trade turístico” de Lauro de Freitas adira ao CADASTur, o sistema do Ministério do Turismo que visa garantir vantagens e oportunidades para o setor. “Permanecemos no Mapa com a mudança para a categoria B e precisamos incentivar nossa rede turística ao cadastro para que possamos crescer ainda mais nesse setor”, disse Lopes. O cadastro é gratuito e deve ser feito pelo site cadastur.turismo.gov.br
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web