Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

A importância de resgatar o sentido das celebrações

Eduardo Fajardo e João Paulo Vieira. Voluntários da Nova Acrópole de Lauro de Freitas - Em 02/08/2019

Todos os meses a Organização Internacional Nova Acrópole de Lauro de Freitas promove atividades culturais gratuitas nas quais a integração entre filosofia, cultura e voluntariado se fazem presentes. Palestras, aulas e festividades são organizadas e realizadas pelos membros voluntários da instituição.
 
Investigar e compreender o sentido e a natureza filosófica das nossas ações faz parte da construção de um ser verdadeiramente humano e por conseguinte de uma sociedade melhor. As festas juninas, por exemplo, têm na Bahia e no Nordeste uma enorme importância e tradição. Entretanto conhecemos todos os símbolos que a permeiam?
 
Além de celebrar o aniversário de São João Batista, esta festividade se relaciona com o solstício de verão no hemisfério norte, e muitas de nossas festividades têm origem em culturas deste hemisfério. O dia 24 de junho é o mais longo do ano, em que o Sol está presente por mais tempo e a fogueira representa esta luz, como uma singela homenagem dos seres humanos na conexão com o Sol e o Universo. Quando nós dançamos a quadrilha, unidos ao redor da fogueira, reproduzimos também a dança dos astros ao redor do Sol, e a unidade com o todo. Por isso esta tradição se incorporou na cultura humana como uma festa tipicamente familiar e fraternal.
 
Estes são apenas alguns dos símbolos presentes nesta festa tão querida pelo povo baiano.
Outra data muito importante celebrada em nossa sede foi o Dois de Julho – a Independência da Bahia. Proferimos uma palestra ressaltando principalmente o espírito heróico de nosso povo e a importância histórica deste acontecimento.Devemos celebrar essa data pelo heroísmo, virtude que enobrece e une os seres humanos.
 
A Nova Acrópole promove um ideal de valores permanentes a fim de contribuir para o aprimoramento individual e coletivo. Acompanhe nossas atividades pela home page (www.nova-acropole.org.br/laurodefreitas).
 
Neste mês de agosto nossa programação cultural contempla as palestras “É a juventude apenas um momento cronológico?”, dia 10, às 17h e “O legado de Asclépio na Medicina da Grécia Clássica”, dia 17, às 17h e aula de apresentação do curso de Filosofia à Maneira Clássica, no dia 29, às 19h30. Todas com Entrada Franca.
 
Publicidade
Você Viu? Ago/2019
Artigos Caminhos
Tribuna do Leitor LOTEAMENTO MARISOL
Tribuna do Leitor Sumiram as faixas de pedestres
Tribuna do Leitor Árvores cheias de graça
Veja todas as notícias de Ago/2019
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web