Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Terminal de ônibus da Estação Aeroporto do metrô dobra de tamanho

Redação Vilas Magazine - Em 01/09/2019

O terminal de transbordo da Estação Aeroporto do metrô passa por obras de ampliação desde o início do mês passado. O prazo de conclusão previsto é de seis meses. Enquanto as intervenções são executadas, as linhas de ônibus que realizavam embarque e desembarque de passageiros na Plataforma A foram deslocadas para a rua Gerino de Souza Filho, que fica atrás do terminal. Os serviços vão permitir a ampliação do número de baias de ônibus, que atualmente são 13 e comportam 36 linhas de coletivos. O número de usuários será duplicado, dos atuais 100 mil para 200 mil diariamente. FOTO: Estação de transbordo passará de 13 para 21 baias, com novos pontos comerciais
 
Ao fim da obra, o equipamento terá 21 baias para receber mais de 50 linhas de ônibus, entre metropolitanos e urbanos. O espaço de área construída irá mais que dobrar, dos atuais três mil metros quadrados para 7,9 mil metros quadrados. FOTO: Grace Gomes, superintendente de Mobilidade do governo do Estado: entorno do terminal pediu novas áreas comerciais.
 
A ampliação do terminal de transbordo é estratégica para aumentar a capacidade de atração de passageiros para o sistema de metrô – e viabilizar a extensão da linha 2 até o Parque Shopping Bahia, onde será construída a Estação Lauro de Freitas e mais um terminal de transbordo. FOTO: Canteiro de obras já mostra o objeto do marco de entrada desmontado para futura realocação
 
Por força de contrato, para que o governo da Bahia autorize as obras é necessário que a estação Aeroporto atinja o volume de seis mil passageiros por hora-pico durante seis meses consecutivos. Depois disso, a CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema, tem mais seis meses para apresentar estudos. Os termos fazem parte do contrato de concessão. Em maio de 2017, Luiz Valença, presidente da CCR Metrô Bahia esperava ver essas condições presentes em julho de 2018, mas o volume de usuários da estação continua abaixo das expectativas.
 
Grace Gomes, superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, defende a necessidade do aumento na capacidade de atendimento à população. “Essa obra prevê a ampliação para dar maior conforto à população, em especial aos passageiros metropolitanos”, explica – “Teremos as 21 baias cobertas e a ampliação da área para os usuários e o comércio”.
 
Mas, de acordo com ela, também “existe uma demanda das comunidades do entorno do terminal, como os moradores de Itinga, que nos solicitam a instalação de pontos comerciais nesta área, a exemplo de farmácias e lanchonetes”.
 
Um balcão de informações foi implantado para minimizar o impacto das obras, além de placas que sinalizam as mudanças e indicam a localização do novo ponto de embarque e desembarque da Plataforma A.
 
Gomes adiantou que “também faremos a retirada do monumento da entrada de Lauro de Freitas, porque o Terminal Aeroporto irá crescer até o limite entre Lauro de Freitas e Salvador”. De acordo com ela, o objeto será instalado novamente ao fim da obra.
 
Para reforçar a segurança dos pedestres na área de travessia entre o Terminal e a rua Gerino de Souza Filho, uma “lombofaixa” foi implantada. Durante o período de obras, o funcionamento do terminal será o normal, das 4h45 à 1h da manhã.

 

Publicidade
Você Viu? Ago/2019
Artigos Caminhos
Tribuna do Leitor LOTEAMENTO MARISOL
Tribuna do Leitor Sumiram as faixas de pedestres
Tribuna do Leitor Árvores cheias de graça
Veja todas as notícias de Ago/2019
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web