Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Caminhada em Portão celebra meio ambiente e condena intolerância

Redação Vilas Magazine - Em 01/09/2019

O povo de candomblé na caminhada Tembwa Ngeemba, que festeja o tempo
 
Liderada pelo Terreiro São Jorge Filho da Goméia, aconteceu em 24 de agosto a 1ª Caminhada Tembwa Ngeemba, dos povos de terreiro, contra o racismo e a intolerância religiosa e a favor da preservação ambiental. Além de ser uma manifestação de praticantes do candomblé, o evento reuniu pessoas em torno de valores atrelados ao respeito e à paz. A caminhada saiu do terreiro de Mão Lúcia e desceu pelas ruas do bairro até o Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, à beira do Rio Joanes.
 
Agosto, mês escolhido para a 1ª Caminhada Tembwa Ngeemba, é dedicado a celebrar Nkisses (os Orixás) de grande importância e valor para o povo de candomblé, todos ligados intimamente à relação com a terra.
 
Para os terreiros da nação Bantu Angola, como é o caso do São Jorge Filho da Goméia, além de celebrar os Nkisses Nsumbo, Zumbá, Angorô, agosto é o mês em que se festeja Tembwa – o tempo, uma energia para a qual convergem pensamentos, planejamentos e construções da vida.
 
Essa divindade é representada por uma árvore centrada no Terreiro, que traduz a compreensão da importância de se preservar o respeito ao passado e à ancestralidade, traduzida por suas raízes e de se enxergar a importância da construção de um presente forte e sólido, traduzida pelo seu tronco. O diálogo que esses dois aspectos têm com a garantia de um futuro positivo e sustentável é simbolizado pela sua copa.
Publicidade
Você Viu? Ago/2019
Artigos Caminhos
Tribuna do Leitor LOTEAMENTO MARISOL
Tribuna do Leitor Sumiram as faixas de pedestres
Tribuna do Leitor Árvores cheias de graça
Veja todas as notícias de Ago/2019
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web