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Lauro de Freitas e RMS lideram atrasos de pagamento de dívidas no país

Redação Vilas Magazine - Em 03/10/2019

O Procon Municipal de Lauro de Freitas participou de uma campanha nacional de renegociação de dívidas bancárias promovida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e pelos órgãos de defesa do consumidor. Oficialmente encerrada no final de setembro, a campanha na prática continua em vigor porque o consumidor pode pedir ajuda ao Procon a qualquer tempo para renegociar dívidas com os bancos.
 
Basta procurar o órgão na rua Silvandir F. Chaves, 158, que liga a Estrada do Coco - logo após o Hospital Menandro de Faria - ao Caji Caixa-d’Água. Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
 
Trabalho para o Procon Municipal de Lauro de Freitas é que não falta. Levantamento feito com base no Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central revelou, no mês passado, que Lauro de Freitas é um dos quatro municípios brasileiros com o índice de atraso de pagamento de dívidas mais elevado do país, juntamente com Camaçari, Madre Deus e Dias d’Ávila.
 
Os quatro municípios têm CEP iniciado por 42, como uma pequena parte de Salvador, parâmetro usado para localizar os consumidores no estudo produzido pelo Broadcast/Estadão com base em dados de março último. Foram consideradas as dívidas de mais de R$ 200 em atraso há mais de 15 dias.
 
A região com CEP 42 tem o maior índice nacional de atrasos no cartão de crédito e em outras modalidades, como o cheque especial e o microcrédito. Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde, municípios vizinhos com CEP iniciado por 43, ostentam os piores índices nacionais de atraso de pagamento nos empréstimos consignados e financiamento de veículos.
 
A taxa de desemprego, historicamente alta na Região Metropolitana de Salvador (RMS), é apontada como responsável pelo mau desempenho no pagamento de dívidas. De acordo com o IBGE, no segundo trimestre de 2019 os desempregados eram 18,6% da população economicamente ativa na RMS, enquanto a média brasileira estava em 12%. O aumento da informalidade do mercado de trabalho na RMS é outra razão para o problema.
 
ANIVERSÁRIO
Com planos para mudar em breve para o Centro Administrativo de Lauro de Freitas, junto ao Parque Shopping Bahia, o Procon Municipal completou em setembro um ano de atuação. Já foram mais de 1,3 mil atendimentos com esclarecimento de dúvidas, prestando orientações, solucionando reclamações, mediando conflitos e abrindo processos administrativos.
 
O acompanhamento do desempenho do órgão é feito periodicamente por meio da análise dos números obtidos no cadastro do sistema nacional – SINDEC e de planilhas elaboradas para cada setor. “É graças a esse monitoramento que podemos aprimorar a prestação dos nossos serviços”, afirma Gleydson Faleiro, coordenador geral da instituição.
 
Durante a última semana de julho o Procon Municipal, em parceria com o Estadual, também esteve presente em seis bairros com o Procon Móvel para atender “a grande demanda, sobretudo nas áreas mais distantes da nossa unidade”, disse Faleiro, que pretende continuar a realizar o atendimento itinerante.
 
A fiscalização dos estabelecimentos comerciais conta agora com uma plataforma digital (www.laurodefreitas.ba.gov. br/procon), por meio da qual o consumidor pode denunciar irregularidades enviando fotografias e outros documentos. Mediante um cadastro, é possível registrar reclamações e acompanhar o andamento de processos por meio de um número de protocolo fornecido pelo sistema.
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