Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Arena Circo Comunidade Show anima espaços públicos de Lauro de Freitas

Redação Vilas Magazine - Em 03/10/2019

Picadeiro armado na Praça da Matriz: artistas pedem uma lona para a cidade
 
Criado pelo coletivo de artistas circenses de Lauro de Freitas, o Arena Circo Comunidade Show estreou em setembro. Realizado pela Piensate Produtora Audiovisual, produzido por Gustavo Busson e financiado pelo Fundo de Cultura de Lauro de Freitas, o evento reuniu milhares de pessoas nas praças da Matriz e das Casinhas, durante três dias – com distribuição grátis de pipoca.
 
Segundo Busson, cerca de quatro mil pessoas assistiram aos espetáculos. “Em ambos os espetáculos tivemos bem mais que o dobro dos lugares previstos”, disse. Famílias inteiras levaram suas crianças que, atentas às atrações, interagiam e participaram das atividades, criando um verdadeiro picadeiro ao ar livre. “É nítida a necessidade e avidez de todo público jovem e adulto também, que gostou muito, pelas artes circenses na metodologia em que foi realizado o evento” – avalia ele – “Milhares de olhos brilharam e nunca vão esquecer este momento”.
 
A abertura, no dia 20 de setembro, contou com cortejo cultural no bairro de Vila Praiana. No dia seguinte o público reunido na Praça da Matriz, no Centro, conferiu as performances circense dos grupos artísticos. No domingo, dia 22, o picadeiro foi montado na Praça das Casinhas, em Vida Nova.
 
O sábado foi marcado pelas oficinas e pelo lançamento do cordel “A Grande Lona de Ipitanga”, do professor Gildásio Freitas, que retrata o movimento circense na cidade, desde sua criação até os dias atuais, apresentando toda a história da arte circense local. Foram distribuídos 500 exemplares para o público, que recitou o cordel junto com o autor. No fim, uma carta assinada pelos artistas foi entregue aos órgãos públicos do município com a solicitação de uma lona de circo para a cidade.
 
O evento contou com a participação de 18 grupos circenses e culturais da cidade. De acordo com a organização, mais de 200 artistas locais e convidados apresentaram todas as vertentes da arte circenses. Palhaços, acrobatas, mágicos, pernas de pau, malabares, dança artística, swing e clown (palhaço mudo), músicas e maquiagens artísticas e outras performances circenses deram vida à arena montada nas praças.
 
“Esperamos que o evento seja calendarizado para a cidade de Lauro de Freitas em pelo menos duas edições, para que possamos atender as seis principais comunidades da cidade: Centro, Portão, Itinga, Vila Praiana, Quingoma e Areia Branca”, conta Gustavo Busson. A ideia é ter o Arena Circo duas vezes por ano, sendo uma delas no Natal.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web